Conheça os hábitos mais comuns de pessoas produtivas no trabalho

Compartilhe:

Você pode achar que trabalhar por muitas horas ou estar o tempo todo atarefado é um sinônimo de que tem uma rotina produtiva. Mas segundo um levantamento de Robert C. Pozen, professor da MIT Sloan, esses hábitos aparecem, na realidade, com mais frequência entre profissionais com dificuldade de saber como dedicar tempo ao planejamento, focar em realizações diárias e compreender as necessidades dos demais membros da equipe.

Os dados levantados pelo professor foram coletados com quase 20 mil pessoas de seis continentes. No questionário respondido, os participantes detalharam alguns de seus hábitos de trabalho e se autoavaliaram.

De acordo com os resultados, profissionais mais produtivos têm, em geral, alguns hábitos em comum como fazer um bom planejamento e definir prioridades, tanto pessoais como de sua equipe. Os mais produtivos são, também, pessoas que primeiro sistematizam o trabalho com base nas prioridades e só depois agem com um objetivo definido. Isso os ajuda a desenvolver técnicas e metodologias eficientes na hora de administrar grandes volumes de informações e atividades.

Ainda entre os hábitos adotados pelos mais produtivos está a revisão do planejamento diário na noite anterior, elaborar pautas de reunião com antecedência e criar metas e métricas junto a sua equipe. Esses profissionais também buscam compreender e atender as necessidades de seus colegas, como reuniões mais curtas, melhor comunicação e orientações claras.

Já os profissionais que não se consideraram produtivos na pesquisa reportaram cultivar pouco esses hábitos, sinalizando excesso de trabalho que não necessariamente gera resultados, além de preencher todos os horários do dia com tarefas desordenadas.  Isso porque, para gerir o tempo corretamente e aumentar a produtividade é preciso definir prioridades – do mês, da semana e do dia, ao invés de controlar o tempo baseado nas urgências, deixando de lado ações estratégicas.

Hábitos que levam à produtividade podem ser úteis durante toda a vida, inclusive na aposentadoria. Quem sabe planejar a ocupação do tempo de forma adequada desde cedo nas atividades ligadas ao exercício profissional, certamente vai levar consigo esse aprendizado para a maturidade. E vai se  manter ativo e produtivo quando a idade chega, qualquer que seja seu plano para a vida após o trabalho.

Com informações do site Valor Econômico

 

Últimas Notícias