Aposentadoria no Brasil

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a idade média da população brasileira vem aumentando a cada ano. Hoje, a expectativa de vida no Brasil é de 76 anos, 22 anos acima da registrada em 1960. Mas a expectativa de uma vida mais duradoura também transforma  a forma como o brasileiro encara a aposentadoria. Muda, também, o comportamento das pessoas em relação ao fim do período de trabalho profissional. Percebe-se, hoje, que a maioria dos trabalhadores está com um “olho no presente e outro no futuro”, sonhando com uma aposentadoria tranquila e sem preocupações financeiras.

Em termos gerais, aposentadoria significa o afastamento remunerado que o trabalhador tem após um determinado período de trabalho. A remuneração no futuro acontece após anos de contribuição com a Previdência Social (no caso da legislação brasileira) ou algum plano privado. Com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, o fator previdenciário também aumenta gradativamente o tempo para a contribuição à aposentadoria, empurrando um pouco mais o início do acesso ao benefício integral. Ou seja, quem deseja se aposentar cedo, precisa estar atento!

A chegada da aposentadoria é encarada cada vez mais como o momento de realização de projetos pessoais e de desfrutar a vida com qualidade. A aposentadoria é uma fase ativa da vida, onde as pessoas aspiram por permanecer socialmente conectadas, participando de suas comunidades e grupos, e, principalmente, economicamente ativas. Assim, ter uma reserva financeira também significa garantir renda para atingir um objetivo no futuro, como a compra de um imóvel, ou a realização do sonho de uma viagem ou, ainda, a educação dos filhos.

E você, o que pensa fazer quando chegar a hora da sua aposentadoria?