Suas Finanças
Feriados prolongados vêm aí: como programar viagens curtas para esses dias
Abril e maio estão chegando com tudo. Com pouco espaço entre um e outro, o calendário para esses meses está recheado de feriados, são três chances de descansar, viajar, aproveitar o tempo para colocar a vida em ordem e fazer o que quiser. Na verdade, 2017 inteiro é promissor quando o assunto é feriado: para quem reclamou de 2016, neste ano serão nove.
O primeiro feriado é no dia 14 de abril, a Semana Santa. 21 de abril é Dia de Tiradentes e 1 de maio é Dia do Trabalho. As datas tornam possíveis viagens curtas, que se bem pensadas e planejadas podem acontecer sem grandes sustos no orçamento e na conta bancária. O Guichê Virtual, startup brasileira, separou cinco dicas de como se preparar para viagens desse tipo e aproveitar os feriados conhecendo outros lugares:
– Compre passagens com antecedência
Não deixe para comprar as passagens em cima da hora. Pesquise antes, compare preços e adquira com antecedência. Dessa forma, além de economizar, você pode escolher o assento que deseja e o horário mais conveniente para realizar a viagem.
– Reservas
Para economizar e não correr o risco de não encontrar uma estadia, pesquise e reserve o hotel com antecedência. Datas especiais e feriados prolongados costumam ser disputados, por isso, é preciso ficar esperto.
– Cópias de documentos
Quando a viagem está chegando, a organização está a todo vapor, mala para arrumar e outras burocracias para se preocupar, e por isso, é comum esquecer que imprevistos durante o passeio podem acontecer. Uma dica é fazer cópias autenticadas de documentos, como carteira de identidade, CPF, título de eleitor, assim se algo acontecer o principal você já tem. Para ser fácil de encontrar, organize tudo em uma pasta junto com os comprovantes de compras que fizer e documentos referentes a estadia e as passagens.
– Programe os passeios
Antes de cair na estrada é bom conhecer um pouco sobre o destino e as atrações que ele apresenta. Entre no site da prefeitura do local para saber os pontos turísticos e busque informações sobre o que fazer na região, qual o valor das atrações, se os estabelecimentos funcionam nos feriados e se tem eventos culturais gratuitos.
Se organize para não ter sustos financeiros! Se você tem condições de viajar, clique aqui e veja alguns destinos que cabem em uma viagem curta e com valores acessíveis de passagens e estadia.
Fonte: IG e Guichê Virtual