Herbert de Souza Andrade
Diretor-Geral da Fundação Itaúsa Industrial
O primeiro salário é um marco significativo na vida de qualquer jovem profissional. É mais do que um número na conta bancária ou apenas um reconhecimento do trabalho e esforço para entrar no mercado de trabalho e começar a construção de uma carreira. Representa o início de uma jornada no mundo das finanças, rumo à sonhada independência financeira.
Esse momento único é ideal para refletir e planejar com perspectiva de futuro, garantindo que cada centavo contribua para uma vida financeira mais próspera, sem perder de vista o desfrute do presente. Imagine realizar seus sonhos, viajar, comprar um carro ou até mesmo ter sua casa própria. Tudo isso é possível ao adotar duas estratégias essenciais: poupar e investir. Mas por onde começar? Planejando!
Recentemente participei, em São Paulo, do “VI Seminário Previdência Complementar em Debate”, realizado pela APEP – Associação dos Fundos de Pensão e Patrocinadores do Setor Privado e IPCOM – Instituto Brasileiro de Previdência Complementar e Saúde Suplementar, e um dos painéis foi endereçado aos jovens, justamente com este tema, mostrando que um planejamento financeiro bem estruturado é um aliado para toda a vida. Clique aqui para assistir a gravação do painel
O planejamento já leva ao hábito de poupar, essencial para a construção de uma reserva de emergência que pode cobrir imprevistos sem comprometer o orçamento. O passo seguinte é investir. Ao separar parte do salário para isso, é possível aproveitar o poder dos juros compostos, que potencializam o crescimento do dinheiro ao longo do tempo.
O principal requisito nos dois casos é buscar conhecimento para elaborar um plano em detalhes, prevendo os objetivos a serem alcançados, com as respectivas metas e o tempo necessário para atingi-las. Ou seja, estabelecer prioridades para o curto, médio e longo prazos. Há muitas informações para auxiliar nesta caminhada, disponíveis em sites especializados em finanças, livros, vídeos e até cursos. Mas é fundamental que seja uma fonte confiável.
Uma dica importante de investimento para o longo prazo é optar por um plano de previdência privada. Sim, aposentadoria é assunto de jovens também, e todos devem cuidar do seu próprio futuro financeiro no pós-carreira. Quem está vivendo pela primeira vez a experiência de ganhar seu próprio dinheiro, deve sim considerar essa opção, ainda mais se for um plano de previdência corporativo daqueles que a empresa empregadora contribui com uma parte. Esse benefício, sem dúvida, é um privilégio.
A previdência privada é uma excelente escolha para quem já sabe que, nessa modalidade, quanto antes começar melhor é. Iniciar cedo permite que pequenas contribuições cresçam substancialmente ao longo dos anos. E os anos passam rápido. Portanto, resista à tentação de gastar todo salário em desejos imediatos. Lembre-se que este é o momento perfeito para desenvolver hábitos financeiros sólidos que garantirão estabilidade e sucesso a longo prazo.