Previna-se: você está atento à sua qualidade de vida no ambiente de trabalho?

Levar os conceitos da medicina preventiva e da qualidade de vida para o ambiente de trabalho é uma das formas de antecipar e prevenir-se contra alguns perigos que afetam nossa saúde.  Afinal, passamos em média oito horas diárias em atividades laborais. Postura inadequada, má alimentação e estresse estão entre as queixas recorrentes dos trabalhadores. E não só diminuem a produtividade como podem levar a doenças que colocam o nosso futuro em risco.

Nesse teste que o Parceiros do Futuro preparou, encontre a afirmação que mais se encaixa na sua rotina ou com a qual se identifica. Descubra o seu perfil e lembre-se que sempre é possível fazer mudanças em seus hábitos.

Postura, exercícios e alimentação no dia a dia

Informação é a saída

Todas as demais combinações de respostas indicam algum tipo de desequilíbrio ou a necessidade de maior conscientização. Se este foi seu caso, veja quatro dicas úteis:

  • Segundo a Sociedade Americana de Medicina do Esporte, o mínimo necessário de atividades físicas regulares para sustentar boas condições de saúde considera a realização de exercícios moderados por 30 minutos, durante cinco vezes por semana, ou atividades físicas intensas, durante 20 minutos, três vezes por semana, associadas a exercícios de força muscular duas vezes por semana. E isso é indicado até os 65 anos de idade, ou seja, com bom acompanhamento profissional e liberação médica, você pode se exercitar sem medo!
  • De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa sedentária é aquela que pratica menos de 150 minutos por semana de atividades de intensidade moderada ou menos de 75 minutos de exercícios intensos. Se você estiver nesse grupo, procure formas de se incentivar para a prática de atividade física, com algo que goste amigos que o acompanhem nessa jornada.
  • Sobre sua alimentação, se você costuma comer em bufês de restaurantes, fique atento às condições higiene nos locais onde você faz sua refeição como, por exemplo, limpeza constante, iluminação adequada, refrigeração ou conservação dos alimentos e espaço arejado.
  • Com o dia a dia cada vez mais corrido, fica difícil conciliar carreira, família e ainda ter tempo para um boa alimentação semanal com variedade. A dica que sempre se dá aos pratos das crianças vale, claro, para o adultos – fazer um prato colorido e diversificado, variando entre legumes e verduras crus, cozidos e refogados, além de evitar frituras.

 

Últimas Notícias