Fim de ano e começo de 2019: agora é hora de organizar as contas

Compartilhe:

O ano passou voando e a temporada de festas já se aproxima, assim como o aumento de algumas despesas, que podem extrapolar sua renda mensal. Parceiros do Futuro selecionou algumas dicas para você não se complicar com as contas, confira.

Planeje seus gastos.

Você já se habituou em utilizar uma Planilha de Orçamento mensal? Se este for o seu caso, já deve ter visto os benefícios de um bom planejamento financeiro mensal, por isso, atualize essa planilha também para o próximo ano. Mas, se ainda não o fez, é hora de listar suas despesas, desde as fixas até as variáveis e verificar se existe alguma dívida a ser paga. Depois de tudo planilhado você conseguirá pensar em quanto dinheiro pode gastar com as compras de fim de ano e entrar 2019 com o bolso em dia.

Não compre por impulso

Já falamos alguma vezes por aqui, mas não custa relembrar. Compras por impulso raramente valem a pena. Por isso, antes de fazer suas compras, elaborea a lista com tudo que você realmente precisa comprar neste fim de ano. Isto evita que você compre algo que não precisa. E se pergunte, sempre: será que este item realmente é necessário?

Seja original

A melhor forma de economizar com os presentes é ser original. Uma lembrancinha com “a cara” da pessoa a ser presenteada faz muito mais sucesso que um presente mais caro e genérico. Uma foto bonita e impressa, um souvenir daquele filme ou série incrível que a pessoa ama também são boas opções. Presentes personalizados e bem pensados fazem a diferença e ajudam a economizar um bom dinheiro.

Procure online

A internet está aí para ajudar, faça pesquisas online e descubra que, muitas vezes, os preços podem sair bem menores. Mas compre com antecedência, lembre-se que no final de ano todos estão comprando os presentes e as entregas podem atrasar um pouquinho. Com planejamento você compra antes e ainda economiza.

Pense no futuro

Não comprometa os salários de dezembro, janeiro e fevereiro com as compras de final de ano. Compre, sempre que possível, à vista, economize seu cartão de crédito e lembre-se que início de ano existem outros gastos, por isso, o décimo terceiro deve ser poupado. E para quem ainda não tem um plano de previdência complementar, que tal começar já? Pensar no futuro é o melhor presente que você pode dar a si mesmo.

Com informações de Infomoney e Correio Braziliense

Últimas Notícias