Cães fazem bem à saúde: que tal uma nova companhia em 2024?

Compartilhe:

A companhia de cães pode trazer diversos benefícios para a saúde física e mental de pessoas de todas as idades, mas especialmente para idosos.

Aqui estão alguns desses benefícios:

Redução da demência: um estudo publicado na revista científica Preventive Medicine Reports mostrou que pessoas com 65 anos ou mais que cuidam de cachorros têm 40% menos chance de desenvolver demência. Isso se deve ao fato de que ter um cão como companhia geralmente aumenta a prática de atividade física e as interações sociais.

Estímulo à atividade física: a presença de cães está associada a uma maior propensão para sair de casa, o que promove maior interação entre as pessoas e estimula o cérebro. Além disso, os pets podem motivar a prática de exercícios ou brincadeiras, o que representa benefícios ao corpo.

Efeito calmante: os animais de estimação oferecem conforto e baixam o nível de ansiedade. Brincar com eles pode aumentar os níveis dos neurotransmissores serotonina e dopamina, que estimulam o relaxamento.

Promoção da interação social: De um modo geral, as pessoas respondem visualmente e verbalmente melhor a alguém que caminha pela vizinhança com um bichinho de estimação. Cachorros e gatos instantaneamente “quebram o gelo” entre as pessoas.

Combate à solidão: um estudo conduzido pela Universidade de Michigan constatou que a convivência com animais de estimação contribui para um processo de envelhecimento mais positivo e com maior qualidade de vida.

Significado e propósito: pessoas com mal de Alzheimer ou outros tipos de perda de memória se sentem muito satisfeitas em interagir com os animais, em cuidar deles e alimentá-los. Isso promove um senso de identidade e propósito.

Portanto, cuidar de cães pode ser uma atividade extremamente benéfica. E uma boa decisão para começar o ano!

 

Com informações de Instituto Longevidade e Portal Terra

Últimas Notícias