97% dos idosos acessam a internet

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Mesmo antes da pandemia a população idosa já apresentava interesse no mundo digital. Pelo menos 68% deles acessavam a internet em 2018. Em 2021 este número saltou para 97%. É o que revela uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas.

Foram ouvidas 414 pessoas acima dos 60 anos de idade, residentes em todas as capitais brasileiras. Entre os idosos conectados, 64% declararam utilizar a rede para acessar notícias sobre economia, política e esportes; 61% para manter contato com outras pessoas e 54% disseram que buscam informações sobre produtos e serviços.

O smartphone é o principal meio de acesso à internet para 84% dos pesquisados. Os aplicativos que os idosos mais usam são as redes sociais (72%); de transporte urbano (47%); e bancários (45%). O Whatsapp é a rede social mais utilizada (92%), seguida do Facebook (85%) e Youtube (77%).

Compras online – Entre os produtos que os idosos conectados costumam comprar pela internet, estão os eletroeletrônicos (58%); remédios (49%, com um aumento de 21 pontos percentuais em relação à 2018); e eletrodomésticos (47%).

O presidente da CNDL, José César da Costa, diz que a pandemia acelerou o aumento de idosos conectados. “Muitos passaram a utilizar redes sociais e videoconferências para manter contato com familiares e se informar. Sem contar a necessidade de fazer as compras de forma mais segura”, afirma Costa.

Os gastos e consumos dos idosos também foram impactados pela pandemia, os itens mais afetados foram as viagens (37%), as saídas para bares e restaurantes (36%) e as compras de roupas, calçados e acessórios (36%).

A pandemia e as emoções dos idosos – Em relação aos impactos emocionais, os principais sentimentos despertados pela pandemia foram o medo de perder as pessoas amadas (86%); a insegurança de ser contaminado pelo coronavírus (75%); o medo de realizar atividades diárias (71%); e a angústia e ansiedade (63%).

Os dados ajudam a entender o comportamento de quem está nessa faixa etária e seus hábitos de vida e consumo. Constituem insumos importantes também para quem se relaciona com essa população como é o caso do setor de previdência privada. Na Fundação Itaúsa Industrial a entrada no mundo digital foi fortalecida durante a pandemia e a pesquisa mostra o acerto da aposta pela tecnologia.

Com informações da Agência Brasil e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas

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