Você sabe a diferença entre poupar, economizar e investir?

Compartilhe:

Não é de hoje que o brasileiro prefere deixar seu dinheiro na poupança do que diversificar seu investimento, por achar que essa é uma opção mais segura e fácil de usar. Contudo esse cenário vem mudando e, nos últimos anos, a atenção dos poupadores brasileiros tem se voltado cada vez mais para outras possibilidades de economizar e investir.

Para quem coloca dinheiro em uma poupança, a ideia é sempre de que falta dinheiro para maiores investimentos, além da crença de que é melhor um retorno quase sem riscos, mesmo sendo este retorno muito baixo. Mas primeiro, vamos compreender a diferença entre poupar e economizar.

Um jeito simples para explicar o que é economizar é pensar numa ida ao shopping center, em uma tarde ensolarada. Você vai ao shopping e vê inúmeras lojas vendendo artigos que fazem todo sentido para um dia quente como aquele: shorts, biquini, ventilador, etc. Economizar é ver tudo isso e não comprar. Simples, não é? O truque é saber no que economizar e avaliar com cautela onde deve economizar para além deste tipo de gastos do dia a dia. Ainda para usar o exemplo mais superficial do shopping, melhor gastar mais em uma camiseta que vai durar a vida toda do que gastar bem pouquinho em uma camiseta que vai desbotar na primeira lavada, certo? Afinal, nesse último caso você até teria economizado, mas teria feito um péssimo negócio e logo precisaria gastar novamente.

Assim, poupar dinheiro é diferente de economizar dinheiro. Embora pareçam a mesma coisa, um fator é predominante. Quando você poupa, você guarda o dinheiro, quando você economiza você gasta menos o dinheiro.

Ou seja, enquanto economizar é ir ao supermercado com a lista feita para não comprar itens dos quais não precisa; poupar seria separar uma parte do seu salário para que ele não fosse utilizado no supermercado. E aí chegamos ao investimento.

Bem, já faz alguns anos que a noção de investir deixou de ser algo atrelado a pessoas ricas. Hoje, todos nós podemos investir.

Investir é basicamente aplicar seu dinheiro esperando que ele gere uma renda que permita tirar algum lucro dessa operação. Pode investir na poupança? Pode, mas nela seu dinheiro vai render muito menos do que poderia ou, em alguns momentos, até perder valor.

E não vá pensando que você precisa aplicar quantias altas para fazer um bom investimento. Os planos de previdência privada, por exemplo, são uma excelente opção se você quiser construir uma reserva financeira de longo prazo. Ou seja, um rendimento importante para quem quer planejar melhor o futuro no pós- carreira.

Pense só no desperdício de deixar seu dinheiro parado no cofrinho, depois de tanto esforço para não deixar que seja consumido no orçamento. Triste, né? O melhor caminho é juntar um valor adequado (de acordo com a sua realidade) e investir para vê-lo valorizar de verdade.

Últimas Notícias