Veja quais são as principais desculpas de quem deixa de investir seu dinheiro

Compartilhe:

Poupar dinheiro e ter um planejamento financeiro para o futuro ainda não é uma realidade para grande parte dos brasileiros. A dificuldade com a gestão do dinheiro no dia a dia acaba fazendo com que a maioria das pessoas acabe gastando no curto prazo, ao invés de investir e programar um futuro sem sobressaltos.

Mas lidar com o dinheiro sem ter controle sobre os ganhos e despesas é como sair de casa sem um objetivo de chegada, desconhecendo caminhos e sem um mapa para guiar. O que faz com que as chances de perder dinheiro no meio do caminho sejam bem grandes.

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), oito em cada dez brasileiros (78%) admitem que não estão se preparando para o futuro. Entre os prevenidos, a idade média com que os entrevistados começaram a poupar para a aposentadoria é de 28 anos.

Veja alguns pensamentos conflitantes de quem não consegue gerenciar suas finanças pensando no futuro.

“Minha renda não é suficiente”

A maioria das pessoas que não consegue guardar dinheiro afirma que isso acontece porque ganha pouco. No entanto, a saúde financeira é construída mais com controle de gastos inapropriados do que com aumento na renda.

“Começar a investir no mês que vem”

Assim como entrar em uma academia ou começar uma dieta, a famosa frase “prometo que começo na segunda-feira” precisa ser deixada para trás. Esperar dinheiro sobrando para começar a investir não pode ser um limitador. Não deve haver um tipo de fronteira que separe um mês do outro e que faça com que as coisas sejam, subitamente, modificadas. A atitude de gerenciar o dinheiro e olhar para o futuro pode acontecer agora.

“O importante é pensar positivo”

Esta é uma cilada para quem não possui reserva de emergência. Ao saber que não se tem nada guardado para algum imprevisto, joga-se a “bomba” do descontrole financeiro para o pensamento positivo. No entanto, apenas esperar que as coisas fluam e se revolvam naturalmente não é nada seguro para quem busca estabilidade no futuro, especialmente quando o assunto é gerir o dinheiro.

Com informações de Exame Abril

Últimas Notícias