Terceira idade lidera grupo que mais cresce em número de perfis nas redes sociais

Compartilhe:

O Brasil possui, hoje, 30 milhões de idosos (acima de 60 anos). Até 2030, a terceira idade deve dobrar no Brasil, o que representa uma faixa etária com poder de compra de potencial cada vez mais alto. Por isso, o mercado nacional tem buscado cada vez mais um atendimento voltado também para quem passou dos 60 anos de idade. Um recente levantamento do SPC Brasil revelou, por exemplo, que 71% dos idosos brasileiros são, hoje, responsáveis por uma renda anual de R$243 bilhões.

Este poder de compra também traz impactos no mundo digital. A popularização dos smartphones e o avanço dessa parcela da população no e-commerce tem aumentado a participação dos idosos nas redes sociais, favorecendo o relacionamento com parentes e amigos e a busca por produtos de seu interesse.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 60,9% possuem um celular para uso próprio e 24,7% costumam acessar a Internet.

Este um quarto dos idosos brasileiros que está conectado à Internet representa nada menos que 7,4 milhões de pessoas. Entre estes milhões de idosos conectados, 49% já realizou alguma compra de produtos pela Internet ou utilizou aplicativos e serviços de transporte ou streaming de música.

A popularização do smartphone também facilitou a entrada dessa parcela da população nas redes sociais, porque o manuseio é mais intuitivo. Não por acaso, nos últimos dois anos, este foi o grupo que mais cresceu em número de perfis no Facebook, com um crescimento de 56% desde 2016. O estado brasileiro com o maior número de idosos conectados a esta rede social é o Rio de Janeiro.

Mas a experiência de uso da terceira idade no Facebook não se resume ao potencial para o consumo, mas também, e principalmente, afetivo, em uma direta com um dos problemas mais recorrentes na terceira idade, a solidão.

São pessoas experientes, que já viram de tudo um pouco, criaram filhos e netos e hoje querem aproveitar a aposentadoria e reencontrar pessoas que fazem parte da sua história.

Assim, se para os millenials (nascidos após os anos 2000) o Facebook se apresenta como uma porta de saída para conquistar o mundo, para quem está acima dos 60 anos, esta é uma forma de estreitar relacionamentos, trazer amigos e parentes para dentro de casa e compartilhar memórias e quebrando tabus e medos em relação ao uso da Internet.

Com informações de O Globo Economia

Últimas Notícias