Tempos de solidariedade: o que fazer pelo próximo durante a pandemia

Compartilhe:

Inúmeras iniciativas podem se tornar formas de colaborar com o próximo nesta fase turbulenta de  pandemia do novo coronavírus, mesmo sem sair de casa. É possível ajudar, por exemplo, o trabalho de ONGs, campanhas e instituições, além de fazer compras para vizinhos do grupo de risco, e manter o diálogo virtual com quem está passando por momentos de ansiedade e tensão. Separamos três outras boas dicas para quem deseja exercer a solidariedade sem correr riscos à saúde:

Apoio a pequenos negócios

Quando for consumir o necessário, você pode dar preferência aos micros e pequenos empresários, que estão entre os primeiros atingidos pela crise financeira gerada pela pandemia. Ajudando-os, você auxilia toda a cadeia dos pequenos negócios, mesmo que indiretamente, uma vez que eles formam boa parte da rede de empregadores do país. Profissionais autônomos também podem ser valorizados caso você precise de algum serviço emergencial, como encanador ou eletricista.

Doações para grupos vulneráveis

Quem pode sair de casa – desde que mantenha todos os cuidados estabelecidos pelas autoridades de saúde – pode levar alimentos, material de higiene e limpeza e máscaras para ONGs e grupos que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. Quem não pode sair, tem como participar pedindo que busquem em sua casa: sabonetes, álcool gel e fraldas estão entre os itens bem-vindos nestas doações.

Atenção aos idosos

Os idosos estão entre os que mais podem desenvolver complicações relacionadas à Covid-19, por isso, algumas famílias estão se desdobrando para segurar a saudade e manter a distância social necessária. No entanto, é possível ajudar com as compras de mercado e farmácia, deixando tudo na portaria do prédio ou mantendo a distância mínima, caso o encontro presencial seja imprescindível.  Você também pode fazer videochamadas para conversar um pouco, reduzir a ansiedade e demonstrar afeto. E claro, para quem mora na mesma casa, nunca é demais lembrar de tomar todos os cuidados de higiene das mãos e itens que chegam da rua, redobrando a atenção para evitar o contágio.

Com informações de Saúde Abril

 

Últimas Notícias