Viver Melhor
Receitas de fim de ano: em busca de sabores que favoreçam a longevidade
![](https://parceirosdofuturo.com.br/wp-content/uploads/2020/12/Receitas-de-fim-de-ano.jpg)
As festas de fim de ano se aproximam e, junto com elas, a comilança. O resultado a gente já sabe: não são só uns quilinhos a mais, mas nossa saúde que pode ser prejudicada. Abusos nas ceias de final de ano podem acentuar problemas de saúde, como diabete, colesterol e pressão alta.
Por isso, para quem se preocupa em envelhecer bem e de forma saudável, é possível comer com variedade de sabores, consumindo alimentos que estão presentes em receitas bem tradicionais nesta época do ano, e que sejam favoráveis à longevidade.
É claro que, além de escolher os alimentos é preciso comer moderadamente e fazer atividades físicas. O tradicional pernil e outros pratos podem, por exemplo, ser consumidos com moderação. Já as saladas, seguem à vontade! A dieta balanceada sempre será o melhor caminho. Mas nada como um incentivo usando o próprio cardápio tradicional natalino para dar o primeiro passo a uma vida mais saudável. Confira alguns alimentos que ajudam a combater o envelhecimento e truques para usar e abusar deles na ceia.
Nozes: possuem ômega-3, agindo na redução do colesterol ruim no sangue. Ricas em vitamina E e arginina, atuam na proteção das células contra doenças cardiovasculares. Seus minerais, como o cobre e zinco, são importantes na formação da hemoglobina do sangue. Além disso, são reguladoras de insulina e açúcar no sangue.
Pães integrais: chia, linhaça, semente de girassol e quinoa são grãos que podem ser usados em pães ou torradas. Podem fazer sucesso como entrada, acompanhados de antepastos de berinjela (um legume rico em vitaminas e sais minerais como cálcio, fósforo, ferro e fibras) ou de abobrinha (que possui vitamina E, A, C e minerais como selênio, zinco, cobre e manganês, além de ser rica em fibras e potássio).
Castanhas: também possuem ômega 3 e são antioxidantes, além de terem propriedades que regulam os níveis de colesterol. Mas atenção, por mais que sejam nutritivas, são calóricas e estão liberadas desde que sejam consumidas sem exagero!
Ameixas secas: são ricas em cobre e em boro, substâncias que podem ajudar a prevenir a osteoporose. Contêm também uma fibra chamada inulina, que, quando processada pelas bactérias intestinais, contribui para um ambiente mais ácido no trato digestivo o que facilita a absorção do cálcio.
Frutas desidratadas: além da ameixa, as festas de final de ano sempre lembram as frutas secas, que são riquíssimas fontes de fibras, por isso trazem maior sensação de saciedade e auxiliam no bom funcionamento do intestino. Possuem ainda vitaminas A, D, complexo B e minerais como cálcio, selênio, potássio e magnésio, sendo boas fontes de energia pois também são ricas em carboidratos.
Na hora de preparar os pratos, use e abuse de todos esses “coringas”. Eles podem ir da entrada até a sobremesa: saladas com lascas de amêndoas e frutas, antepastos com castanha do pará, sobremesas com nozes e damascos … são pratos de dar agua na boca!