Que tal se programar para fazer a viagem dos seus sonhos?

Compartilhe:

Viajar, conhecer pessoas e lugares novos, passar um tempo fora da rotina. Tudo isso, parece convidativo e faz parte dos sonhos de muita gente, mas atenção: fazer as malas pode ser motivo de dor de cabeça se essa decisão não for bem planejada. Cuidado com o uso excessivo do cartão, taxas e gastos que não estavam previstos durante e depois do período fora de casa.

Para que isso não aconteça, é importante ter em mente o tipo de passeio a ser feito e se planejar para isso. Sua viagem será romântica, a dois, vai levar a família, ou pretende um mochilão mais aventureiro? Você está disposto a ficar quanto tempo? Faz questão de se hospedar em hotel cinco estrelas, ir de primeira classe e frequentar os melhores restaurantes ou está aberto ao melhor custo-benefício?

Sabendo a resposta, é hora colocar na ponta do lápis todos os tipos de despesas. Esse primeiro orçamento, feito em planilha ou manualmente, é preliminar e deve incluir o básico: passagem de ida e volta, traslados, mobilidade no local (carro, metrô, ônibus) hospedagem e refeições. Em seguida planeje os passeios, como visitas a museus, compras e outros gastos

Com o tempo, desenhando melhor o roteiro e selecionando as atividades que pretende fazer ao longo dos dias, é possível ter uma ideia mais certeira desse custo e se programar, até mesmo, para eventuais surpresas como uma mudança na cotação da moeda, se a viagem for para outro país, ou outros gastos inesperados. Aliás, é bom ficar atento à cotação de moedas estrangeiras para avaliar se é vantajoso, por exemplo, trocar o dinheiro antes para levar, ou no país de destino, usar cartão pré-pago ou cartão de débito e crédito normal.

Poupando

Uma viagem bem planejada começa com pesquisas e o hábito de poupar dinheiro. Para saber quanto é preciso guardar para esse fim, uma ideia é simular e ver o quanto, por alto, essa viagem sairia. Desse valor, desconte o adicional de 1/3 das férias e divida por 12. Pronto: você tem uma noção sobre quanto dinheiro deve juntar por mês para conseguir ir para onde quiser, sem se endividar.

O site Quanto custa Viajar coletou informações em blogs e sites de turismo, oferecendo uma estimativa de gastos em diversos destinos para todos os tipos de viajantes. Essa é outra ferramenta que pode ajudar no planejamento.

Passagem

Hoje em dia muitos sites ajudam a escolher uma boa companhia aérea e a encontrar melhores preços. O Melhores Destinos, por exemplo, monitora as promoções de passagem e ajuda a economizar nesse quesito. O Decolar e o Submarinoviagens também ajudam nesse primeiro passo.

Hospedagem

Fazer a reserva com antecedência costuma render bons descontos. É bom ficar atento ao que o estabelecimento oferece: às vezes o local mais barato não dá vantagens, como café da manhã, que podem fazer diferença no bolso depois.

Este tema é bastante amplo e voltará à pauta do portal Parceiros do Futuro. Fique atento para novas dicas nesta seção!

Fonte: Exame, Melhores Destinos e Henriquecer

Últimas Notícias