Promessas de ano novo: escolhendo a atividade física

Compartilhe:

Você pegou o folheto de planos da academia, marcou aula experimental de kundalini yoga, visitou a turma de zumba oferecida em seu bairro e prometeu que vai passar o verão malhando sem parar. Mas depois das ceias de Natal e Ano Novo, quando olha pela janela do escritório ou sai da fábrica, acha que está quente demais para fazer atividades físicas, ou tarde demais, ou caro demais. Aquele happy hour, aliás, parece uma ideia melhor depois de um longo dia de trabalho.

Mas se você está com dificuldades para seguir as resoluções pessoais que estabeleceu no início do ano, saiba que apenas 8% das pessoas alcançam suas promessas feitas nesse período, entre elas, manter periodicidade em alguma atividade física, segundo um estudo realizado pela revista Forbes. Para não fazer parte dessa estatística, que tal considerar melhor as opções e definir o que mais se encaixa em seu estilo de vida e seu propósito, a fim de buscar metas reais?

Listamos, abaixo, três sugestões de atividades físicas com objetivos diferentes: perder calorias, ganhar flexibilidade e força muscular, e alcançar mais condicionamento físico. Seja qual for sua escolha, faça, no mínimo, três vezes por semana. Confira nossas sugestões:

Para quem precisa perder calorias…

Uma simples caminhada ajuda, e muito, a perder calorias e a abandonar a vida sedentária. Basta definir o local, um tênis adequado e uma roupa confortável. Para os mais preparados, de qualquer idade, além da caminhada, a corrida também é indicada e é mais estimulante quando feita em grupo. Enquanto os exercícios aeróbicos, como a corrida, eliminam calorias, os exercícios com peso fortalecem os músculos. Outra combinação pode ser um pequeno circuito (de até 40 minutos) bem intenso, com a combinação de exercícios com peso e aeróbicos sem descanso, ou uma sequência especial de corrida ou de bike, com alternância de ritmos.

Para quem quer mais flexibilidade e força muscular…

Além de relaxante, o Pilates trabalha o alongamento do corpo e o reforço muscular. Enquanto na musculação, muitas vezes só exercícios de reforço são praticados, no Pilates é impossível fazer só um deles, pois o alongamento é parte integrante da atividade. Além disso, o fortalecimento da musculatura central do corpo e treinamento de equilíbrio também estão entre as vantagens dessa modalidade de atividade física cada vez mais popular.

Para quem busca mais condicionamento físico…

Uma boa alternativa pode ser a natação. Ela é considerada um exercício completo, pois trabalha o corpo todo e estimula várias habilidades ao mesmo tempo, como capacidade cardiorrespiratória, resistência muscular, flexibilidade, coordenação motora, velocidade, fôlego e consciência corporal. A natação apenas não garante tanta definição muscular; para isso, é preciso alternar as atividades na água com sessões de musculação.

Com informações do site Minha vida

Últimas Notícias