Por que os brasileiros planejam suas finanças às segundas-feiras?

Compartilhe:

Um levantamento feito pelo portal Konkero com dados do Google Trends apontou que a preocupação dos brasileiros com suas finanças pessoais vive seu auge às segundas-feiras, mas, ao longo da semana, o interesse em aplicar o planejamento financeiro no cotidiano cai. Os dados do levantamento são do primeiro semestre de 2018.

Às segundas-feiras, um grande número de pessoas busca informações sobre como poupar, negociar dívidas e formas alternativas de aumentar a renda. Segundo o levantamento, enquanto a busca por informações associadas ao tema é de 17,7% no início da semana, na quinta-feira o número cai para 16,7%, na sexta-feira para 14,9%. No sábado e domingo, os acessos despencam para 7,8% e 7,6%, o que representa uma redução média de 57%.

Nos feriados, o comportamento desinteressado por finanças é semelhante ao dos finais de semana, com queda de acessos de 48%. Quando a análise é no período de um mês, a primeira quinzena concentra 10% mais acessos do que a segunda quinzena.

Quando a comparação é entre homens e mulheres o padrão é parecido, com a segunda-feira sendo o dia mais acessado por ambos.  Um dado interessante diz respeito à busca na internet sobre como investir, na qual o brasileiro também apresenta comportamento semelhante, com pico em janeiro e caindo 40% no decorrer do ano. Já no cartão de crédito,  o comportamento inverso. Nos meses próximos ao Natal e às festas de fim de ano, a busca por cartão de crédito na internet chega a crescer 30% em relação a janeiro e demais meses.

Essa preocupação com data marcada pode ocorrer porque, todos começam a semana com disposição para resolver ou melhorar as finanças pessoais, mas as demandas cotidianas vão minando essa disposição ao longo da semana e do mês.

Um comportamento que pode prejudicar muito o bolso do brasileiro, especialmente para quem não possui uma reserva financeira para emergências ou um plano de aposentadoria complementar, pois mostra que o planejamento financeiro não está no topo da lista de itens importantes.

Com informações do Portal Nacional dos Seguros

Últimas Notícias