Plano PAI: fazer uma reserva financeira é construir um futuro melhor

Compartilhe:

Não são apenas as festas de fim de ano que são tão esperadas: o dinheiro extra que chega por conta do décimo terceiro salário também é sempre muito bem-vindo. Mas ainda que os gastos desta época sejam tentadores, fazer aportes utilizando este recurso adicional pode ser a chave para garantir um futuro mais estável.

Por isto, a dica para encerrar o ano com chave de ouro é aplicar ao menos parte desse valor, por exemplo, fazendo um aporte extra no seu plano de previdência privada. No caso dos funcionários das empresas patrocinadoras do Plano PAI (Plano de Aposentadoria Individual), administrado pela Fundação Itaúsa Industrial, alocar uma parte do décimo terceiro no plano é uma boa oportunidade para alavancar o patrimônio.

O Plano PAI funciona como uma poupança previdenciária, mas que possui um diferencial: a empresa patrocinadora na qual o participante trabalha também contribui para a formação da reserva financeira.

Em outras palavras, sempre que o valor da contribuição básica do participante é depositado mensalmente, a empresa patrocinadora, por sua vez, deposita a contrapartida estabelecida de acordo com os limites do plano. Assim, recursos adicionais como o décimo terceiro salário se tornam uma chance de aumentar ainda mais o montante a ser trabalhado e a rentabilidade ao longo do tempo.

Esses recursos são aplicados no mercado financeiro durante o tempo em que o participante permanecer no plano PAI. E o Plano oferece três opções de perfis de investimento: Conservador, Moderado e Agressivo. A escolha pode ser feita de acordo com a propensão a riscos do participante e levando em conta características como idade, tempo até a aposentadoria e projetos para o futuro.

Ao se aposentar, o saldo acumulado pelo participante é convertido em benefícios, de acordo com a forma de recebimento escolhida. Esse saldo é composto não só pelo dinheiro destinado pelo participante ao longo de todo o período de participação, mas também pelo montante da patrocinadora e os rendimentos associados a eles.

Além disso, a contribuição de funcionários da Fundação Itaúsa Industrial ao Plano PAI pode ter incentivo fiscal de até 12% do rendimento anual.

Quais são suas metas a longo prazo?

A decisão entre investir parte do décimo terceiro ou gastar tudo é sempre um desafio: a escolha mais comum, muitas vezes, está na satisfação instantânea, e não na expectativa de retorno a médio e longo prazo. No entanto, muitas metas exigem preparo, planejamento e persistência.

Sempre vale reforçar que o tempo é o principal aliado na hora de fazer uma reserva para o futuro, pois, quanto antes começam os investimentos, maior o valor e o retorno recebido. Por isso, uma boa base financeira iniciada hoje – e construída ao longo dos anos – permite que você não fique refém de um cenário de riscos e incertezas, desconforto e inquietação.

Últimas Notícias