Plano PAI: como fazer um aporte extra pensando em seu futuro

Compartilhe:

Sempre que cai um dinheirinho a mais em sua conta é possível investi-lo na aposentadoria, para buscar um futuro mais estável. E para quem já é participante do Plano de Aposentadoria Individual (Plano PAI), vale lembrar que também é possível fazer um aporte adicional ou eventual, além do valor que já é depositado mensalmente.

No dia 29 de março, por exemplo, colaboradores da Duratex, uma das empresas patrocinadoras do plano, receberão o valor de sua Participação nos Lucros e Resultados 2018 (PLR), podendo fazer uma contribuição adicional, conforme previsto no Regulamento do Plano PAI, caso estejam dispostos a reforçar sua reserva financeira para o futuro.

É importante apenas ficar atento ao prazo para optar por esse aporte no Plano PAI, pois a data limite para informar o setor de RH de sua unidade Duratex termina dia 18 de março.

Plano PAI

No Plano de Aposentadoria Individual, em cada contribuição básica mensal feita pelo colaborador, a empresa patrocinadora também contribui com 100% do valor.

Participantes do plano também podem depositar recursos eventuais a qualquer momento do ano. A única diferença é que estas contribuições não têm contrapartida da empresa, como é feito com a contribuição básica (padrão) depositada mensalmente.

Já no caso de valores individuais aportados via PLR, este aporte adicional também recebe contrapartida da empresa em 50%, limitada a dois salários de participação. Assim, a reserva de seu plano de previdência fica composta não só pelo dinheiro depositado ao longo de todo o período de participação, mas também pelo montante da empresa patrocinadora e os rendimentos associados a eles.

Vale mencionar, ainda, que toda contribuição feita no Plano PAI possibilita a dedução da base de cálculo do Imposto de Renda Anual limitada a 12% dos rendimentos tributáveis. Mas isso só é possível no caso de declaração completa do IR.

Lembre-se que quanto mais engordar seu investimento, melhor será seu retorno no futuro. Afinal, reforçar a reserva é uma medida importante para quem deseja ampliar as chances de ter um bom complemento financeiro após a aposentadoria.

Como declarar meu plano PAI no imposto de renda?

A entrega da declaração do Imposto de Renda 2019 começou em 7 de março. Quanto mais cedo o contribuinte enviar suas informações à Receita, maiores são as chances de receber a restituição do imposto nos primeiros lotes. Participantes de planos de previdência da Fundação Itaúsa ativos ou que já se desligaram podem conferir o passo a passo para obter as informações necessárias para a sua declaração no site: http://bit.ly/declaracao-ir-previdencia-itausa.

No caso de participantes ativos as informações referentes ao Plano PAI constam no Informe de Rendimentos fornecido pela empresa, na área do Participante.

Mas atenção: a Participação nos Lucros e Resultados 2018 (PLR) mencionada acima tem tributação exclusiva na fonte, não sendo permitida a dedução do aporte extra ao cálculo do IRRF mensal.

Últimas Notícias