Pesquisa mostra que brasileiro tem dificuldade para renegociar dívidas com bancos

Compartilhe:

 

Uma pesquisa feita em janeiro desse ano pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) com 1.815 internautas mostrou que, entre os que já tentaram uma negociação com as instituições financeiras, 60,8% não tiveram sucesso. O
estudo também apontou que o que leva brasileiros à necessidade de renegociar uma dívida com bancos ainda são os velhos conhecidos entre os problemas causados por falta de planejamento: cartão de crédito, empréstimos e cheque
especial.

De acordo com o levantamento, para 29,1% dos entrevistados a transferência da dívida para outra empresa impediu o processo. Isso porque é comum que os bancos terceirizem esse serviço e passem para escritórios ou financeiras o trâmite
de cobrança. Outros 27,3% disseram não ter conseguido novo prazo para pagar; e 24,2% foram informados de que o banco não renegocia dívidas que não estejam atrasadas.

Ao realizar a pesquisa, o Idec também procurou ouvir as instituições financeiras, mas elas não ofereceram muitos argumentos sobre as dificuldades dos clientes em conseguir uma negociação saudável. Segundo especialistas, os frequentes
acordos firmados com repactuação e alongamento da dívida se apresentam como única alternativa oferecida pelas instituições para solucionar o problema do endividamento e acabam gerando um novo ciclo de inadimplência, ao invés de uma
solução efetiva.

O cenário aponta uma necessidade de iniciativas relacionadas à educação financeira por parte dos bancos, para que o consumidor não se torne um endividado, já que na pesquisa realizada foi apurado que 46% dos consumidores nunca tiveram
nenhum tipo de orientação prestada por parte das instituições.

Motivos

Desemprego, problemas de saúde e descontrole do orçamento são os principais motivos que levam à inadimplência, segundo dados da plataforma de renegociação de dívidas Kitado. Em 2016, a empresa registrou 230 mil acordos fechados entre
clientes e financeiras, sendo que 67% foram honrados. No ano anterior, houve pagamento em 55% dos 150 mil acertos mediados pela plataforma.

Quando o assunto é motivo de atrasos e formação de dívidas, as contas pequenas também entram no pacote. Segundo dados da Serasa Experian, faturas de água e luz também ganharam destaque no ano passado, passando de terceiro para segundo
lugar entre as operações de renegociação mais registradas. A Serasa tem hoje 59,6 milhões de consumidores negativados em sua base de dados.

Nesses casos, o conselho para quem está em situação de dívida é se organizar e tentar quitá-la o quanto antes para começar do zero seu planejamento financeiro. Para quem quer entender mais sobre os cuidados frente ao uso dos vilões do
endividamento (cartão de crédito, empréstimo e cheque especial) visite a retranca “Crédito Consciente” em nosso site e tenha
acesso à matérias e dicas a respeito desses recursos.

Fonte: Correio Braziliense

Últimas Notícias