Suas Finanças
Pequenos ajustes em seu orçamento para ter um fim de ano tranquilo
O fim do ano vai se aproximando e os gastos se intensificam. Reconhece essa história? Parceiros do Futuro preparou algumas dicas para este ano ser diferente. Veja como poupar dinheiro com algumas mudanças de hábito:
Arredonde as contas
Sempre que estiver organizando seu orçamento de fim de ano e criando metas, arredonde as contas obrigatórias para cima e os gastos supérfluos para baixo.
Cuidado com o cartão de crédito
Sim, existem muitas coisas que não conseguimos pagar de vez, entre presentes, passeios e festas de fim de ano, mas evite gastos a prazo, especialmente se for algo que não precisa com urgência.
Compare preços em lojas físicas e online
Como ainda falta um tempinho para o Natal, você pode procurar bons preços em lojas físicas e sites que tenham descontos diários atrativos. Com um pouco mais de tempo, você consegue escolher bons presentes que vão chegar a tempo em sua casa. Ao mesmo tempo, cuidado: sugerimos fazer orçamentos e compras online, mas se você é destas pessoas que não resiste a um e-mail com promoções tentadoras, nem abra!
Lá vem o 13º
Caso não tenha um salário fixo, tente, sempre que possível, retirar uma quantia recebida por seu trabalho para começar uma reserva financeira. Quem recebe o 13º salário tem essa possibilidade de reservar um extra. Mas, se o dinheiro ainda nem caiu em sua conta e você já está pensando em gastar, freie seus impulsos. Use parte do valor para ajustar as contas atrasadas e começar uma reserva para 2019, especialmente se você ainda não tem um plano de previdência complementar.
Não corte gastos com saúde e com previdência
Ter um bom plano de saúde pode ajudá-lo a poupar dinheiro nas suas futuras visitas ao médico. E pensar na aposentadoria desde agora é fundamental para garantir uma reserva que permita mais estabilidade na terceira idade. Ainda que sejam investimentos que não se pode visualizar a curto prazo, são fundamentais e não podem ser dispensados.
Com informações de Guia Bolso