Suas Finanças
Para economizar dinheiro, que tal organizar a despensa?
Fazer a compra do mês ao invés de voltar inúmeras vezes ao supermercado pode ajudar na economia mensal. Contudo, para a estratégia funcionar bem, você deve organizar melhor sua despensa e checar o que é necessário, para não comprar
itens que já possui em casa. São dicas simples, mas que ajudam a economizar dinheiro evitando gastos excessivos e desperdício.
Para começar, tire tudo da despensa e organize os produtos por categorias, como farinhas, óleos, massas, etc. Em seguida, veja quais itens estão abertos e os armazene corretamente.
Priorize o consumo pela data de validade e lembre-se que os perecíveis e outros produtos que demandam temperatura constante, como vinagre, mostarda ou molho shoyu, precisam ficar na geladeira, para não estragar.
Os perecíveis secos podem ser armazenados em potes, saquinhos estilo ziplock ou na própria embalagem, o importante é que sempre estejam bem fechados.
Alguns produtos valem entrar para um estoque, como papel higiênico, guardanapos, detergentes, entre outros, quando os preços estão em conta ou em alguma promoção. Mas fique sempre atento se os produtos mais baratos não estão para
vencer. E uma dica para não se perder com isso: quando chegar do supermercado com algo que já existe em sua despensa, coloque-o para trás, para consumir o mais antigo primeiro.
APPs para organizar a despensa
Alguns aplicativos para celular podem ajudar a organizar o dia a dia e sistematizar as necessidades da casa. Um exemplo é o Sortly, uma plataforma onde o usuário pode categorizar tudo o que tem em cada canto da casa, incluindo
divisões de áreas, como “guarda-roupa” ou “despensa”. Com ele, é possível listar todos os itens e armazenar fotos de cada lugar, o que ajuda na hora de manter tudo em ordem e também encontrar itens perdidos.
Agora, se o desafio começa antes mesmo de sair para as compras, o Soft Lista é outra sugestão de aplicativo. Ele oferece ao usuário a criação de uma lista de compras acompanhada de outras ferramentas, como a leitura de código de
barras para o cadastro dos produtos e um relatório para acompanhamento de despesas, comparação de preços e compartilhamento da lista de supermercado com outras pessoas.
Com informações de Finanças Femininas e CanalTech