Oportunidade de se dar um presente para o futuro: 13º salário no PAI

Compartilhe:

Aproxima-se o final do ano e você já deve estar pensando, como passou rápido! Por isso mesmo, antes que o tempo corra ainda mais, antecipe-se e planeje bem o que fazer com seu 13º salário. É hora de considerar o uso deste recurso não só com as despesas de final de ano, mas também com um futuro programado.

Lembre-se que no Plano PAI, da Fundação Itaúsa Industrial, os funcionários das empresas já têm a contrapartida das patrocinadoras sobre a contribuição básica do 13º salário. Ou seja, conforme está no regulamento (Capítulo VII, das Contribuições e das Disposições Financeiras, item 7.1.7) “a Contribuição Básica Patronal será efetuada 13 (treze) vezes por ano, sendo que no mês de dezembro a Contribuição Básica Patronal incidirá sobre o respectivo Salário de Participação e sobre o 13º salário”.

Mas, para além da contribuição básica, vale a pena também aumentar o seu saldo com uma contribuição extra maior (mesmo considerando que esses aportes eventuais não recebam a contrapartida das patrocinadoras). Depositar uma parte do 13º no seu plano é uma forma de se “presentear” com um futuro financeiro mais estável, pois, ao ir além da contribuição mensal programada, você eleva sua reserva.

Um dos fatores que podem motivar ainda mais essa decisão é que as contribuições aos planos fechados de previdência permitem dedução do Imposto de Renda. Então não faltam motivos para fazer essa contribuição adicional. Para isso, é importante saber que a dedução somente poderá ser feita no modelo completo de declaração, e o próprio programa da Receita calcula o limite de abatimento de 12% sobre os rendimentos tributáveis. As contribuições devem ser informadas na ficha Pagamentos Efetuados, de acordo com o respectivo código.

Independentemente deste momento, em que o 13º salário representa uma oportunidade, sempre é tempo de planejar contribuições adicionais ao seu plano para aumentar o valor dos benefícios previdenciários e, ao mesmo tempo, pagar menos imposto de renda. Seja o Papai Noel do seu futuro!

Fonte: Uol, Prevdata

Últimas Notícias