Mais que um benefício: previdência corporativa pode reforçar vínculo entre empresa e empregado

Compartilhe:

Em meio às incertezas sobre o sistema público de aposentadoria, a previdência privada corporativa desponta como uma das soluções que devem interessar mais aos trabalhadores brasileiros. Com o diferencial de contar, muitas vezes, com a contrapartida da empresa, os planos fechados não só oferecem segurança financeira aos colaboradores como também se tornam um poderoso aliado na atração e retenção de talentos.

Operacionalizado pelos fundos de pensão, a previdência fechada é voltada a grupos específicos — como os funcionários de uma organização. Ao contrário da previdência aberta, seus recursos são regulados pelo governo e geralmente só podem ser resgatados na aposentadoria ou no desligamento da empresa. Um dos grandes atrativos é o benefício fiscal, que permite deduzir até 12% das contribuições do Imposto de Renda.

O diferencial da contribuição empresarial

O que realmente torna esses planos tão vantajosos é a participação da empresa. Em muitos casos, para cada real investido pelo colaborador, a empresa contribui com o mesmo valor ou uma porcentagem equivalente. Essa contrapartida pode dobrar a rentabilidade do investimento, sem contar os juros acumulados e os benefícios fiscais, tornando a previdência corporativa uma alternativa inigualável no mercado tradicional.

Adesão automática e foco no bem-estar financeiro

Desde março de 2024, a possibilidade de adesão automática — uma escolha da empresa — vem impulsionando a popularidade desses planos. Agora, ao ser contratado, o profissional pode ser inserido diretamente no plano de previdência, reduzindo a burocracia e aumentando o engajamento.

Mais do que oferecer salários competitivos, as empresas estão reconhecendo o valor de promover o bem-estar financeiro sustentável dos colaboradores. Ter um plano de longo prazo que permita cuidar do futuro e cumprir compromissos contribui diretamente para a saúde mental, o foco e a produtividade das equipes. Profissionais com dificuldades financeiras tendem a ter desempenho inferior, o que reforça a previdência corporativa como um investimento estratégico em todos os sentidos.

Fique atento às regras de saída

É essencial compreender as regras para resgate dos valores, principalmente os aportes da empresa. Algumas condições estão vinculadas ao tempo de serviço ou ao tipo de desligamento — pontos que precisam ser avaliados com atenção.

Benefícios para empresas: vantagem competitiva

Do lado corporativo, os ganhos vão além do benefício ao colaborador. As empresas podem aproveitar incentivos fiscais, como abatimentos no IRPJ e na CSLL, além de fortalecer sua marca empregadora. Em um mercado em que as novas gerações buscam propósito e experiências significativas, oferecer um benefício de longo prazo patrocinado pela companhia pode estreitar vínculos e diminuir a rotatividade.

 

 Com informações de Valor Invest e Brasilprev

Últimas Notícias