Futuro Planejado
Maioria não vai gastar décimo terceiro com compras de Natal, e você?
De acordo com um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC – Brasil), 27% dos trabalhadores têm a intenção de poupar parte do 13º salário ou investir o dinheiro. Em segundo lugar, com 23%, estão os que pretendem usá-lo para comprar presentes de Natal neste fim de ano e, em terceiro, os que vão pagar dívidas em atraso (17%).
Ao todo, a pesquisa ouviu 761 pessoas nas 27 capitais brasileiras. Os dados revelam ainda que 16% das pessoas devem gastar o 13º durante as festas de Natal e Ano Novo; 13% vão pagar despesas como contas de água e luz; ae penas 11% vão destiná-lo para o pagamento do IPVA e do IPTU.
Mas, qual o melhor uso desse dinheiro extra? A prioridade pode ser o acerto de contas vencidas; se forem várias, quitando sempre aquela que está mais atrasada ou que possui o valor com juros mais altos como, por exemplo, cheque especial e cartão de crédito.
Além disso, sempre é bom fazer uma reserva para pagar os impostos cobrados no início de 2019, contas que todos os anos aparecem, mas muitos só deixam para pensar quando elas chegam.
Dinheiro extra, no entanto, não deveria ser usado para só para quitar dívidas. Afinal de contas, o ideal é planejar e ter compromissos financeiros que caibam no orçamento mensal. Por isso, é importante olhar para o 13º como um valor que pode ser poupado, investido e destinado para a realização de sonhos de curto, médio e longo prazo, como mais estabilidade após a aposentadoria.
Há também as pessoas que, por não posssuírem dívidas, se sentem em uma zona de conforto e não poupam para o futuro. Com a sensação de estabilidade do presente, não fazem planejamento para garantir o amanhã. Para esses é preciso um alerta de conscientizaçãoa, pois, ao ficar sem uma reserva financeira para a aposentadoria, um passo em falso pode levar à inadimplência.
É claro que cada um deve usar seu 13º como julgar adequado, mas não custa relembrar que guardar boa parte dele, ou fazer aumentar o aporte, no caso de quem já possui plano de previdência complementar, também é realizar sonhos, que vão ser alcançados um pouco mais para a frente.
A dica é ter um objetivo, seja ele qual for, e focar, uma vez que todo dinheiro extra pode ser muito positivo quando utilizado com educação financeira.
Com informações de EBC Brasil e Notícias ao Minuto