Viver Melhor
Lições de vida dos idosos
O que podemos aprender com as pessoas idosas? Muito! Afinal, as experiências, sejam positivas ou nem tanto, são pedagógicas. Tê-los por perto é um privilégio. Ouvi-los é prova de sabedoria.
Muitas lições podem ajudar os mais jovens a evitar arrependimentos no pós-carreira. Por exemplo, viajar mais. Ou preocupar-se menos. E mais uma é escolher bem a pessoa que será a parceira na jornada da vida.
Estas três lições fazem parte de uma longa pesquisa realizada pelo gerontologista e professor na Cornell University (EUA), Karl Pillemer. Ele ouviu mais de 1.500 pessoas idosas, entre 70 e 100 anos de idade. O objetivo era descobrir o que os mais velhos sabem sobre a vida que os mais novos não fazem ideia.
Sobre viajar mais, os entrevistados foram unânimes. Mesmo entre aqueles que passearam bastante, ainda havia a sensação de que poderiam ter conhecido outros lugares. Então, é bom repensar as viagens como investimento em sua vida.
A respeito do casamento, conta Pillemer, é mais provável que tenha longa duração quando os parceiros compartilham os mesmos valores e objetivos básicos, o que favorece manter uma amizade crescente e o compromisso um com o outro.
Quanto a preocupação excessiva, a lição das pessoas idosas no estudo é que nunca vale a pena. A questão aqui é identificar o que é excessivo. E aí vem a lição do estoicismo: devemos focar naquilo que está sob o nosso controle.
Os 60+, enfim, carregam uma rica bagagem de experiência de vida que pode ser compartilhada com quem tem vontade de ouvir e aprender. Aproveite sua jornada com sabedoria.