Liberação do FGTS: como usar bem o dinheiro extra

Compartilhe:

Os recursos dos saques emergenciais do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) começam a chegar às contas dos trabalhadores e, com isso, é hora de pensar na melhor forma de usar bem o dinheiro extra.

A medida provisória editada pelo governo federal permitiu o saque imediato de R$ 500 de contas do FGTS – quem tem várias contas pode sacar esse valor de cada uma delas – e também criou uma nova modalidade de acesso, o chamado de saque-aniversário, que permite um saque anual das contas. A medida é uma tentativa de aquecer a economia, que vem crescendo abaixo do esperado.

Durante o mês de setembro, a Caixa Econômica Federal depositou R$ 10,1 bilhões e 24,3 milhões de pessoas receberam os recursos. Esses números se referem apenas a correntistas da Caixa, que receberam os primeiros lotes liberados. Para quem não tem conta na Caixa, os saques serão liberados a partir de 18 de outubro.

Especialistas em finanças pessoais recomendam que o recurso seja destinado em primeiro lugar para pagar dívidas. Segundo pesquisa da Boa Vista SCPC, empresa de proteção ao crédito, 56% das pessoas irão usar o dinheiro para pagar contas, 37%, para quitar dívidas do cartão de crédito e 27% pretendem pagar boletos. Para quem não tem pendências, é possível aproveitar boas oportunidades que o varejo vem oferecendo.

Confira a seguir algumas dicas para usar bem o dinheiro e aproveitar oportunidades:

– Organize suas dívidas

O primeiro passo é organizar todas as pendências e entender as taxas de juros, prazos e urgência de cada uma. Juros de cartão de crédito e de cheque especial costumam estar entre os mais altos – atualmente, superam 300% ao ano. A partir dessa lista, é possível avaliar se os recursos disponíveis são suficientes para quitar todas as dívidas ou se será necessário priorizar algumas.

– Negocie

Mesmo que o valor disponível seja suficiente para pagar todos os débitos pendentes, não deixe de negociar. As empresas têm oferecido boas oportunidades vem função da liberação dos saques do FGTS.

– Aproveite as promoções

Para quem não tem dívidas ou terá sobra de dinheiro após quitá-las, as redes varejistas têm feito promoções de olho nesse recurso extra que chega ao mercado. Há também promoções em agências de viagens.

– Pense no futuro

Esse dinheiro pode ser um estímulo para fazer um novo investimento. Nesse caso, é importante ficar atento aos rendimentos já que a remuneração das aplicações de renda fixa caiu e a Selic deve fechar o ano abaixo dos 5%. E que tal pensar a aposentadoria? Pode ser uma boa oportunidade fazer um aporte extra no plano de previdência complementar.

 

Com informações de Extra, Agora SP e UOL

Últimas Notícias