Higienizar o sono pode ajudar quem tem dificuldades para dormir bem

Compartilhe:

Problemas para dormir? Para a maioria, uma boa noite de sono é fundamental para recarregar as energias do corpo e da mente. Mas e quando o sono não vai tão bem assim, quais os riscos e o que é possível fazer?

De acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABS), cerca de 73 milhões de brasileiros têm insônia. Muitos dos distúrbios do sono ocorrem porque as pessoas utilizam o horário de dormir para outras atividades que estimulam a velocidade das ondas cerebrais, como trabalhar, assistir TV ou usar computador, celular e tablet, o que dificulta a produção de melatonina, que é o hormônio que ajuda a preparar o organismo para dormir.

Uma enquete realizada no site Parceiros do Futuro no mês de março perguntou: Trocar o dia pela noite, impacta em sua saúde e bem-estar? Para 60% dos que responderam à enquete, não dormir bem resulta em impaciência e baixo rendimento no trabalho; 20% afirmou não ter problemas na rotina mesmo se dormir poucas horas; e outros 20% revelaram ter hábitos noturnos, mas que, para compensar, cochilam e colocam o sono em dia em outros horários.

Para todos os casos, a dica é um outro olhar, mais cuidadoso, com a própria rotina. Ao se aproximar da hora de dormir, por exemplo, as pessoas podem desacelerar o ritmo, fazendo uma “higiene do sono”, que serve para ensinar ao corpo a hora para dormir e o momento de acordar. Um bom exemplo é, antes de deitar-se, diminuir o volume da música ou da televisão e baixar a luz gradualmente.

O silêncio também é muito valioso e pré-requisito para um sono efetivo assim como uma temperatura agradável e manter um horário padrão para dormir e acordar, inclusive nos fins de semana, ajudando a regularizar o relógio biológico do organismo.

Para fumantes, faz parte da higienização do sono fumar o último cigarro até 18h para não atrapalhar a qualidade do sono. E para todos que querem dormir melhor, manter-se bem acordado durante o dia, ter uma alimentação saudável e praticar exercícios também é fundamental.

Mas, claro, é preciso evitar refeições fartas e exercícios no período noturno, já que o organismo não deve se ocupar mais da digestão do que da indução ao sono e, ao agitar-se fisicamente, a temperatura corporal pode aumentar, o que também atrapalha a hora de dormir.

Vale lembrar que dormir não é perder tempo, pelo contrário, o sono de má qualidade pode gerar sérios problemas de saúde em pessoas de qualquer idade. Quem dorme bem acorda mais disposto, ativo e não tem interrupções durante o dia por causa de sonolência. Por outro lado, quem possui dificuldade para iniciar o sono, desperta muito durante a noite ou aproveita menos de 85% da noite na cama para dormir pode perceber sintomas como depressão, diminuição da concentração e mau humor. Nestes casos, se a higiene do sono não funcionar, é hora de procurar profissionais de saúde que ajudem a solucionar o problema.

Com informações do site Minha Vida

Últimas Notícias