Hábitos mais saudáveis praticados em grupo estimulam melhor qualidade de vida

Uma nova pesquisa realizada no Brasil reforçou a ideia de que o ambiente e a comunidade são capazes de estimular as pessoas a terem hábitos de vida mais saudáveis. O estudo foi conduzido por nutricionistas que entrevistaram 1.050 mulheres e homens frequentadores de espaços de convivência onde as pessoas possuíam a intenção de se socializar e conhecer uma vida mais saudável, em São Paulo. O estudo, realizado avaliou dados comportamentais, de saúde e de qualidade de vida.
Segundo a pesquisa, a comunidade motiva as pessoas a fazerem escolhas mais saudáveis, ao se sentirem estimuladas a consumir alimentos saudáveis e com maior teor nutritivo e a praticar exercícios físicos com regularidade, promovendo e reforçando a saúde.
O estudo mostra que 66,5% das pessoas que frequentam espaços mais saudáveis consomem frutas e vegetais quase todos os dias, enquanto que, no geral, apenas 35,2% da população brasileira tem esse hábito, de acordo com o último levantamento do Ministério da Saúde.
Ainda: 65% das pessoas acreditam ter uma boa ou muito boa qualidade de vida, o que reforça a influência e o apoio da comunidade em um estilo de vida saudável. Em relação à prática de atividade física, 44% dos entrevistados são ativos ou muito ativos e 66% afirmam dormir muito bem.
No Brasil, dados mostram que a obesidade e as doenças associadas a ela estão aumentando cada vez mais. Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 2006 a 2016, o excesso de peso em adultos aumentou em 26,3%. E o cenário para a obesidade é ainda mais alarmante, uma vez que aumentou em 60% no mesmo período, atingindo 18,9% da população em 2016.
Quem sofre com excesso de peso corporal têm maior probabilidade de desenvolver uma série de doenças cardiovasculares e diabetes, por exemplo. Por isso, mudar costumes, comportamentos e estilo de vida pode ser um enorme desafio e pedir a ajuda de familiares e amigos no estímulo para rever hábitos, de forma solidária e carinhosa, pode ser um grande caminho.
Em algumas cidades do país, profissionais de diversas áreas da saúde também têm criado grupos de hábitos saudáveis, vinculados às Secretarias Municipais de Saúde. A ideia é conscientizar a população sobre alimentação adequada, controle de peso, realização de atividades físicas e aspectos psicológicos; informe-se nas unidades básicas de saúde de sua cidade como participar.
Com informações de Portal Terra