Economizar com foco na saúde é prioridade para futuros aposentado

Compartilhe:

Quando você pensa em sua aposentadoria, qual a sua maior motivação para se planejar? Uma pesquisa feita com consumidores que se preparam para a aposentadoria revelou que ter dinheiro para cuidar da saúde é um dos principais motivos de quem se planeja para esta nova etapa da vida.

O levantamento – realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) – registrou que 84% dos entrevistados acreditam que o brasileiro deveria se preparar melhor para a chegada da terceira idade, considerando sua saúde física e mental como aspectos prioritários.

Os números são ainda mais altos quando se considera o âmbito geral, e não apenas a disposição mental e física: praticamente todos (96%) os entrevistados acreditam que o brasileiro deveria se organizar para a chegada da terceira idade. Um fator importante a se considerar, uma vez que a expectativa média de vida da população está em 74,6 anos, e a tendência é que a idade suba nas próximas três décadas.

Também de acordo com o levantamento, 74% das pessoas entrevistadas afirmaram ter receio de passar apuro financeiro na aposentadoria e 71% têm medo de ter que trabalhar mesmo com a idade avançada, para garantir o sustento. Para mais de um terço (36%) pensar em formas alternativas de renda para não depender exclusivamente da Previdência Social pode ser uma boa uma forma de caminhar para a estabilidade no futuro.

Prevenção e educação para finanças

Uma outra pesquisa, feita pela plataforma 7waves, apontou que 34% dos brasileiros estão mais interessados em ter uma melhor qualidade de vida, do que com a carreira, (15%). Pensar no presente é bom, mas vale um alerta. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil tinha, até 2016, a quinta maior população idosa do mundo e as estimativas apontam que, em 2030, o número de brasileiros com 60 anos ou mais ultrapassará o de crianças de zero a 14 anos de idade.

Por isso, é preciso investir em prevenção de saúde e em educação previdenciária. Para a saúde do corpo, entre os cuidados estão o controle de peso, a atividade física e a interação social, assim como a hidratação e a nutrição adequadas. E para a saúde do bolso, a compreensão do envelhecimento populacional como uma questão que envolve todos os âmbitos: familiar, social, profissional e também financeiro.

Com informações do Jornal do Comércio e do Jornal da USP

Últimas Notícias