Futuro Planejado
Dicas para solicitar a aposentadoria pelo INSS

Planejar a aposentadoria significa se precaver financeiramente contando com bases que são construídas ao longo da vida. O apoio do governo é uma delas, junto com opções de outros tipos de previdência e investimentos. O conjunto dessas escolhas pode tornar esse momento tranquilo e afastar problemas na hora de parar de trabalhar. Por isso, é preciso ficar atento e saber o que é necessário para solicitar seus direitos junto a uma das bases citadas: o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Para facilitar a concessão do benefício é necessário, antes de tudo, que você verifique as suas contribuições. Independente das mudanças que ocorreram neste ano (leia matéria sobre o assunto), solicitar o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) é o primeiro passo desse processo – e é importante que você se certifique de que todas as contribuições feitas nos locais em que trabalhou foram repassadas ao INSS.
Como esse procedimento é burocrático, você pode buscar ajuda de um advogado para analisar e conferir a papelada. O aconselhável é acompanhar esse fator ao longo de toda sua trajetória profissional, pois se algo está errado é possível consertar logo no início.
Quando estiver próximo da hora de se aposentar, é necessário programar o primeiro atendimento por meio do site do INSS ou pelo telefone 135. Depois da avaliação do CNIS, você receberá uma senha, fornecida pelo INSS, para consultar o extrato sempre que necessitar. No caso de profissionais que são correntistas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, estes podem verificar o CNIS com seus bancos.
Dicas
- Guarde todas as carteiras de trabalho utilizadas no decorrer dos anos de contribuição. Ela é importante para que o INSS verifique todos os vínculos empregatícios. Os holerites também devem ser arquivados para comprovar o salário recebido.
- Arquive o PPP (Perfil Profissiográfico Profissional) – um documento histórico-laboral do trabalhador que reúne, entre outras informações, dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoração biológica, durante o período em que este exerceu suas atividades na respectiva empresa. O PPP é a garantia de uma aposentadoria especial no caso de serviços desgastantes, exaustivos ou prejudiciais à saúde. Sem esse documento o profissional não consegue obter a concessão desse benefício.
- Trabalhadores autônomos e empresários devem redobrar os cuidados. Precisam arquivar os comprovantes de contribuição à Previdência e no momento de solicitar a aposentadoria, devem mostrar todas as guias e carnês de recolhimento.
- Para obter os documentos de solicitação da aposentadoria, é preciso acessar o site do INSS. Na guia destinada aos agendamentos, existe a relação de todos os documentos necessários. No mesmo site, também é possível fazer uma simulação do cálculo da renda mensal.
- Em situações que o trabalhador tenha perdido a carteira de trabalho, é preciso solicitar uma cópia do registro para a empresa em que atuou. Esse documento irá servir para requisitar ao Ministério do Trabalho a reconstrução da carteira.
Fonte: Site Ministério da Previdência Social e site Aproveitando a Terceira Idade