Dicas de séries: dramas familiares ajudam a refletir sobre renda e futuro

Compartilhe:

Séries de TV que acompanham dramas familiares são um grande sucesso. Em geral, levam os expectadores das lágrimas ao riso de um minuto a outro e todo mundo acaba encontrando semelhanças com situações da própria família.

Mas além de divertir e entreter, essas séries podem nos ajudar a refletir sobre carreira, gestão financeira e como cuidar do patrimônio. Selecionamos três séries de grande sucesso que nos fazem analisar as atitudes financeiras e pensar no futuro.

  • This is Us

Começou a ser exibida em 2016 e está em sua quinta temporada. Acompanha a família Pearson – o casal Jack e Rebecca e seus três filhos – ao longo de várias décadas.

Além desse núcleo principal de protagonistas, há flashbacks e flash-forwards: tem cenas no passado, no “passado do passado”, no presente e no futuro. E essa entrada de novos personagens e novos tempos traz novidades a cada temporada.

Para além dos dramas vividos pelos personagens, podemos conhecer a evolução da situação financeira da família a cada geração (que, de certa forma, mostra as mudanças na sociedade americana). Também vemos como muitas vezes é preciso administrar os sonhos para garantir uma renda  quando se está criando os filhos e assistir como um ou outro personagem fazem transições de carreira.

This is Us quebrou recordes de audiência nos Estados Unidos e é um grande sucesso também no Brasil. Por aqui, é transmitida pela Fox Premium e as quatro primeiras temporadas também estão disponíveis na Amazon Prime. A Globo comprou os direitos de exibição e deve começar a exibir a série em 2021.

  • Parenthood

Esta série não é nova: foi exibida nos Estados Unidos entre 2010 e 2015. Mas tem feito sucesso no Brasil agora por fazer parte do catálogo da Amazon Prime e pegando carona no sucesso de This is Us.

Aqui, acompanhamos os Braverman: o casal Zeek e Camille e os núcleos familiares de seus quatro filhos, Adam, Sarah, Crosby e Julia. Com tantos personagens, há drama de sobra e é bom separar os lenços.

A série ajuda a refletir sobre renda na velhice, mudança de carreira e desafios de empreender. Também mostra a dificuldade de os pais dividirem as tarefas com a criação dos filhos e o trabalho. As seis temporadas (com 103 episódios) estão disponíveis na Amazon Prime.

  • Succession

A série segue a família Roy, dona de um conglomerado de mídia e entretenimento. O patriarca, Logan, resiste a passar o bastão para seus quatro filhos, Roman, Siobhan, Kendall e Connor. Com o patriarca envelhecendo e enfrentando uma doença, a disputa entre os descendentes é cheia de trapaças e reviravoltas.

É claro que a realidade dos milionários Roy é bem diferente da dos simples mortais. Mas a saga nos faz refletir sobre a importância de preparar a sucessão e cuidar da divisão de bens entre os herdeiros.

Estreou em 2018 e tem um elenco de primeira linha. A segunda temporada arrebatou prêmios, incluindo o Emmy e o Globo de Ouro de melhor série dramática. As duas temporadas estão disponíveis na HBO.

Últimas Notícias