Dicas de etiqueta para reuniões de trabalho online no isolamento social

Compartilhe:

Com o isolamento social, multiplicou-se o número de pessoas que passaram a fazer home office. E com nossa casa e local de trabalho se fundindo em um mesmo ambiente, as fronteiras entre vida pessoal e profissional começaram a ficar mais próximas, com ganhos e perdas.

Para muitos, o trabalho à distância vem sendo experimentado pela primeira vez. Por isso, é preciso estar atento para não cair em situações embaraçosas, especialmente com o uso de aplicativos para reuniões online.

Como muitos não estão acostumados a usar as ferramentas para realização de videoconferências, como o Zoom, Google Meet, Jitsi Meet e Microsoft Teams, gafes e imprevistos podem acontecer durante as transmissões. Separamos quatro dicas de etiqueta para não dar bola fora durante reuniões virtuais do trabalho:

Teste de câmera e o som 

Entre os principais entraves para uma reunião online produtiva está a qualidade da chamada em si. Antes de começar o compromisso, teste seu aparelho celular ou computador para certificar-se que a chamada terá som e imagem bons. Você pode ajustar o ângulo da webcam para fazer seu rosto parecer bem iluminado, e verificar o microfone. Se possível, use fone de ouvido com um microfone embutido ou externo para ter mais qualidade de som.

E o mais importante: esteja atento ao segundo plano, para que não apareçam cenas indesejadas como a bagunça normal da casa. Procure não fazer chamadas em lugares estranhos, como o banheiro ou o armário, ainda que seja para fugir dos filhos!

Velocidade de Internet

Verifique sua velocidade de internet. Como muitas pessoas estão ficando em casa e usando a internet ao mesmo tempo, a largura de banda e o serviço estão diminuindo em muitos bairros. Para checar, acesse o site speedtest.net e confira a velocidade de internet. Se ela estiver abaixo de 20 megabits por segundo, há uma grande probabilidade de sua imagem parecer pixelada e/ou o áudio não estar sincronizado. Se a conexão não está boa, fique apenas com o áudio para melhorar a qualidade da chamada.

Microfone no mudo

Muita gente se esquece de silenciar o microfone durante uma chamada com várias pessoas. Mas isso pode levar a interferências, como cães latindo e crianças gritando. Salvo se você for a pessoa que lidera a reunião, ligue o microfone apenas quando for sua vez de falar.

Com a largura da banda de internet restrita, você pode até dar o passo extra e desligar sua câmera até o momento de falar com o grupo. Não há valor prático em sua imagem silenciosa.

Preste atenção

A rotina de home office tem deixado a todos bastante atribulados. Mas se você tem algo urgente para fazer, é mais educado se desculpar do que permanecer em uma reunião virtual mais longa sem prestar atenção nos demais interlocutores.

O aplicativo Zoom, por exemplo, tem uma configuração que permite que os outros vejam se você se afastou por mais de 30 segundos, mostrando que não está prestando atenção.

Por isso, uma boa dica é marcar videochamadas com moderação. O ideal é fazê-las quando há discussões que exijam auxílios visuais, como apresentações e documentos. Não há nenhuma regra universal que exija que você use o bate-papo por vídeo para trabalhar de casa, o telefone também pode ser usado.

 

Últimas Notícias