Dê um tempo para você mesmo

Compartilhe:

O papel do lazer na qualidade de vida reside na capacidade de criar um equilíbrio entre as exigências da vida cotidiana e a busca por satisfação pessoal.

Pode parecer algo inatingível, em um mundo cada vez mais acelerado, onde as demandas diárias e os compromissos profissionais parecem consumir todo o nosso tempo.

Por isso mesmo, compreender a função do lazer na busca por uma vida plena e saudável é essencial.

O lazer vai muito além de simplesmente ocupar o tempo livre. Envolve atividades recreativas, culturais e sociais realizadas de forma voluntária, sem a pressão de obrigações profissionais ou compromissos formais. Por exemplo, prática de esportes e atividades físicas até a apreciação de artes, leitura, viagens e socialização com amigos e familiares.

Quando investimos tempo em atividades que nos trazem alegria e relaxamento, fortalecemos a própria resiliência emocional, melhorando nossa capacidade de lidar com os desafios do dia a dia.

Trocar certos hábitos nocivos à saúde pelo lazer é um excelente começo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a redução de fatores de riscos pessoais, como atividade física ou tabagismo, pode prevenir, por exemplo, 81% das doenças do coração. E o lazer não deve ser encarado como desperdício de tempo, pois influi diretamente no nosso bem-estar e produtividade, controlando o estresse e ajudando no equilíbrio da saúde mental e física.

 

Com informações de Guia da Vida Saudável, Blog Temporada Livre e G1

Últimas Notícias