Cuidados redobrados com cartão de crédito e débito nesse fim de ano

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O período é de festas, encontros e também do aumento do número de pessoas consumindo. Mesmo em um cenário mais retraído economicamente, a chegada do extra com o décimo terceiro e as datas comemorativas colaboram para o clima de compras, mas é preciso ficar atento: impulsos de um mês podem comprometer o orçamento doméstico por muito tempo e falta de cuidados na hora do pagamento pode causar dor de cabeça.

A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) estima que, nesse período entre novembro e dezembro, há um aumento médio de 10% no volume de transações realizadas pelos canais digitais nas principais instituições financeiras do País. Isso exige dos consumidores cuidados redobrados na hora de fazer operações em ambiente virtual e presencialmente utilizando o cartão de crédito ou débito.

A questão no uso do cartão de crédito começa com a decisão de utilizá-lo. Ela deve ser tomada conscientemente e sabendo que é possível arcar com as parcelas. Não é bom comprometer dinheiro de outros itens do orçamento para cobrir o que foi utilizado no cartão, ainda mais se rolar a dívida com juros.

Após tomar a decisão de utilizar ou não o cartão de crédito é bom ficar atento aos detalhes. Os bancos investem para garantir a segurança e o sigilo das transações realizadas nos canais de atendimento, mas ainda assim, proteger as senhas e redobrar os cuidados nas compras em locais de grande aglomeração e no comércio eletrônico são medidas que se pode tomar para evitar problemas.

A FEBRABAN orienta para que todos fiquem sempre atentos, seguindo as orientações fornecidas pelos bancos nas agências, terminais de autoatendimento, no site das instituições e também nas redes sociais. Alguns procedimentos simples podem ser seguidos pelos usuários para evitar contratempos. Confira alguns deles:

• Ao comprar presentes de Natal pela internet, tenha certeza que o site que está utilizando é o verdadeiro. Verifique o cadeado de segurança do navegador e preste atenção no endereço que está sendo exibido. Desconfie de promoções com descontos excessivos. Procure certificar-se de que não se trata de uma armadilha.

• Ao receber um boleto para pagamento, seja pelo Correio ou eletronicamente, verifique se é uma cobrança devida e confirme atentamente os dados da compra. Em caso de dúvidas, entre em contato com a empresa que emitiu o boleto e confirme os dados antes de pagá-lo.

• Não utilize redes wireless (wifi) desconhecidas ou em locais públicos para efetuar transações bancárias.

• Atenção a ligações telefônicas ou abordagens pessoais solicitando doações ou colaborações de Natal para entidades assistenciais. Faça o bem, mas, antes de fazer qualquer transação, verifique se a entidade realmente existe e é idônea.

• Lembre-se: nunca informe seus dados pessoais e senhas em canais que não sejam os oficiais do seu banco, tampouco por solicitações telefônicas.

• Em locais com aglomerações proteja sua bolsa/carteira. Se tiver seu cartão, documentos, cheques ou celulares roubados, entre em contato com os órgãos competentes como bancos, operadoras de telefonia e delegacias e providencie imediatamente o bloqueio dos seus cartões, cheques e telefones.

Fonte: Portal Segs e Febraban

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