Suas Finanças
Crimes digitais: cuidado com os golpes de suporte técnico
Os criminosos estão cada vez mais eficientes, rápidos e sofisticados. Para se proteger dos golpes digitais há quatro ações necessárias: aumentar o ceticismo, redobrar a atenção, se manter informado e ter muito cuidado. Essas medidas protetivas devem ser constantes e se justificam, mais uma vez, após a Microsoft anunciar os resultados de uma pesquisa mundial sobre esse tipo de crime.
A gigante de tecnologia ouviu consumidores em 16 países e constatou que, embora em queda, os golpes de suporte técnico continuam sendo um risco aos usuários dos softwares da empresa. Comparando a média de cerca de 13 mil reclamações mensais de vítimas em anos anteriores, a sondagem de 2021 registou a média de 6,5 mil manifestações de golpes por mês. Mas no Brasil, em muitos casos, a situação se agravou.
No Brasil:
70% dos adultos brasileiros estiveram expostos a um golpe de suporte técnico, 3 pontos a mais que em 2018 (67%). Apesar disso, os golpes que envolvem e-mails não solicitados diminuíram de 43% para 37%.
Houve um aumento de 5 pontos no número de pessoas que dão continuidade ao golpe (29%), o que também corresponde a um ligeiro aumento nas pessoas que perdem dinheiro (de 5% para 7%).
Os golpes de suporte técnico podem começar com ligações telefônicas dos golpistas se passando por funcionários da Microsoft ou de outra empresa de tecnologia. Eles podem até falsificar o identificador de chamadas como se fosse um número de telefone de suporte legítimo e confiável. Os criminosos alertam que a pessoa é vítima de malware ou outros ataques prejudiciais.
Depois passaram a usar falsos “pop-ups”, aparecendo nas telas, tentando convencê-las mais uma vez de que algo estava errado com os computadores. Pode haver outras formas de contato e estratégias mais sofisticadas, mas, seja como for, em seguida é provável que peçam para instalar aplicativos de acesso remoto ao computador. Daí dizem que encontraram um defeito ou ataque – falso, claro –, cobram para consertar ou remover, mas na pior das hipóteses, instalam programas indesejados para capturar senhas.
Dicas de segurança:
Qualquer comunicação com a Microsoft deve ser iniciada pelo usuário. A empresa diz que nunca faz este primeiro contato, seja por e-mail ou telefone.
Se uma mensagem pop-up ou de erro for exibida com um número de telefone ou link, não ligue nem siga o link.
A Microsoft não pede pagamento pelo suporte na forma de criptomoeda como Bitcoin ou cartões-presente.
Tenha cuidado ao baixar software, pois alguns deles podem ter sido modificados sem o conhecimento do autor para agrupar malware e outras ameaças.
Aos usuários da Microsoft, a empresa recomenda a proteção antivírus em tempo real do Windows Security no Windows. Ele está ativado por padrão e detecta e remove malware conhecido para golpes de suporte.