Como entreter as crianças com finanças domésticas nessas férias

Compartilhe:

Durante o período de férias, as crianças têm mais tempo para curtir a família. Para alguns pais, administrar esse tempo durante as férias escolares pode ser um desafio, mas criatividade e ideias para brincadeiras e outras atividades podem ajudar esse período, dando oportunidades para uma diversão construtiva.

É possível trabalhar de uma forma lúdica as situações do dia a dia, mas com viés pedagógico, refletindo sobre questões como ganhar e perder. Parceiros do Futuro separou algumas sugestões de como aproveitar as férias de seus filhos para aprender mais sobre organização pessoal e finanças:

Conhecer novos lugares

Vários passeios gratuitos podem ser feitos durante as férias; muitos museus, inclusive, são gratuitos nessa época do ano. É possível pedir ajuda para os pequenos na hora de fazer um cronograma de passeios, escolhendo, juntos, algum filme no cinema, peça de teatro ou mesmo organizando um piquenique em praças, parques e pontos turísticos.

As crianças podem orçar valores de entrada, selecionar opções para conhecer novas culturas e listar itens necessários para o dia do passeio. Isso é uma forma ensinar noções básicas de finanças, o valor real do dinheiro e a diferença entre querer e poder, além de facilitar a adaptação à nova rotina temporária.

Visitar livrarias e bibliotecas

O mundo dos livros é um ótimo meio para começar a ensinar os pequenos sobre organização, responsabilidade, objetivos. Você pode levar as crianças para visitar livrarias e bibliotecas e incentivá-los a selecionar alguns títulos que, além de prazer na leitura, sejam construtivos em sua formação.

Atenção, não é preciso oferecer um livro complexo de matemática financeira. Você pode, simplesmente, buscar histórias que tragam lições preciosas para crianças sobre dinheiro, ainda que indiretamente.

Jogos de tabuleiro e outras brincadeiras

Alguns jogos de tabuleiro e brincadeiras antigas ajudam as crianças a compreender os melhores momentos para fazer boas escolhas, estar de olho no futuro e como superar desafios cotidianos.

O melhor momento para iniciar as crianças no bom uso do dinheiro é aquele no qual elas podem demonstrar curiosidade para fazer perguntas sobre o tema, questionar e desenvolver alternativas, o que é muito recorrente na hora de solucionar problemas sugeridos por bons jogos e brincadeiras.

Com informações de Zero Hora e Catraca Livre

Últimas Notícias