Cinco sinais de que você poderá ter uma aposentadoria melhor

Compartilhe:

Ter uma vida financeira confortável na aposentadoria é uma meta possível. No entanto, é preciso saber lidar com suas finanças pessoais, investir bem seu dinheiro e estar antenado nas melhores formas de construir seu patrimônio para o futuro. Confira esses cinco indicadores de que você está no caminho certo ao buscar mais estabilidade para sua aposentadoria:

Você paga todas as contas em dia

Não importa se é a fatura do cartão de crédito ou o pãozinho na padaria da esquina, você garante todos os seus compromissos financeiros e paga todas as contas nos dias certos, o que faz com que não perca dinheiro com juros nem se descontrole financeiramente, um ótimo sinal para quem busca estabilidade no futuro.

Você está de olho nas melhores promoções

Para determinadas compras no mercado, passagens e gastos não essenciais, você tem paciência e procura descontos e promoções, ao invés de comprar imediatamente. Assim, não paga o preço cheio e consegue economizar mais algum dinheiro.

Você está preparado para emergências

Quem poupa parte de seu dinheiro está preparado para situações inesperadas, como problemas de saúde, demissão no emprego ou reparos na casa e no carro. Assim, o fundo de emergências administrado permite mais segurança e estabilidade para não entrar em dívidas.

Você tem tudo o que precisa, e não tudo o que quer

Responsabilidade financeira não é apenas garantir as contas essenciais, mas também ter sabedoria para gastar menos sem deixar de garantir que todas as necessidades essenciais sejam supridas. Por isso, segurar a vontade e não pagar por alguns luxos vão te permitir guardar um dinheiro que fará muita diferença lá na frente.

Você tem um plano de previdência complementar

Quem não gasta tudo o que ganha e investe ao menos parte de seu salário em uma reserva financeira para a aposentadoria está no caminho certo. Isto porque, ainda que aposentar-se pareça um plano a médio ou longo prazo, começar os investimentos o quanto antes é um diferencial para acumular valores que irão complementar a aposentadoria.

Com informações de Época Negócios

Últimas Notícias