Atividades campeãs nas buscas por saúde física e mental na pandemia

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Bordados e trabalhos manuais, práticas de esportes online, cursos de idiomas e aulas de dança passaram a ser acompanhadas pelo computador. Muita coisa mudou durante o último ano por conta da Covid-19. Parceiros do Futuro selecionou algumas atividades que ganharam mais adeptos, para inspirar quem quer cuidar do corpo e da mente neste período de restrições devido à pandemia.

Viajar sem sair de casa

O Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) divulgou, recentemente, uma pesquisa que mostrou um crescimento de 18,69% nas vendas de livros entre fevereiro de 2020 e fevereiro de 2021. Vendas de obras do gênero ficção se destacaram, com alta de 41%.

Desde o início da pandemia, tem crescido o interesse das pessoas de voltarem para o livro físico, um consumo importante para a saúde mental, especialmente neste momento de isolamento social, em que ficar sem convívio pode tornar a casa um ambiente propício à ansiedade e outros sentimentos como insegurança e medo.

Explorando a cozinha

Um estudo realizado pela Alli iN, Social Mainer e Cortex trabalhou alguns dados relacionados aos hábitos do consumidor em 2020, no Brasil. Entre os resultados que impressionam estão as buscas no Google por “como fazer comida em casa”, que tiveram aumento de 110%. O mesmo ocorreu com algumas receitas, como as de pães (110%) e bolos (61%). A tendência é que as buscas continuem ativas neste ano.

Curiosidades: outros termos que atingiram picos de busca foram “receita” e alguns derivados, como receita de pão: caseiro, de queijo, simples, de liquidificador, de leite, doce, recheado, fofinho, de ló e integral, panqueca, pudim, pipoca doce, molho branco, e bolo de cenoura. Em junho de 2020, nunca se buscou tanto por “cozinha” quanto antes e nem mesmo receitas básicas como “arroz” escaparam da alta procura no Google.

Mãe de planta 

Quem desde o começo da pandemia ainda não trocou algum móvel de lugar, comprou algo novo ou buscou alguma forma de tornar a própria casa um lugar mais aconchegante? Neste movimento, como reflexo de quem sente falta de caminhar ao ar livre sem preocupar-se com o contágio da Covid-19, também tem aumentado o interesse de brasileiros pela prática da jardinagem e pelo início de hortas dentro de casa.

A alta tem sido percebida em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás e Minas Gerais, com o aumento das vendas de sementes e produtos de jardinagem. O cultivo de plantas e flores também começou a ser uma das apostas para quem busca um modo para relaxar diante dos estresses causados pela pandemia.

Vou de bike!

E quem precisa sair de casa, está buscando segurança longe das aglomerações do transporte público, quando possível. Por isso, o aumento de vendas de bicicleta em 2020 foi, em média, de 50% maior em comparação a 2019, segundo levantamento realizado pela Aliança Bike. Na capital paulista a alta foi ainda maior: foram vendidas 66% bicicletas a mais em 2020 em relação a 2019.

De acordo com especialistas e ciclistas, o comportamento está relacionado ao estilo de vida dos consumidores durante a pandemia, entre eles: os que passaram a utilizar a bike como meio de transporte; os que começaram a pedalar como forma de praticar atividade física já que as academias ficaram fechadas, e os que passaram a usar a bicicleta como forma de lazer sem aglomerar.

 

Com informações CNN Brasil, Folha de SP, Globo Rural e BBC Brasil.

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