Anuidade do cartão de crédito: como reduzir essa tarifa

Compartilhe:

Os valores de anuidade cobrados pelas instituições financeiras que administram cartões de crédito variam de cliente para cliente e de acordo com a situação financeira de cada um. Em alguns casos, o consumidor pode ser isento da tarifa, que pode chegar a R$ 300, segundo o Banco Central.

O assunto chama atenção, uma vez que os reajustes nas anuidades de um ano para o outro são altos e muitos clientes que eram isentos acabam se surpreendendo quando recebem a cobrança em suas faturas. Apesar das elevações nas cobranças de anuidade, nenhum órgão regula a tarifa, que é determinada livremente pelas instituições financeiras.

Segundo informações da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, é importante ficar atento às suas transações financeiras junto às instituições, pois mesmo sem uma fiscalização, é direito do consumidor ser ao menos avisado pelo banco sobre possíveis mudanças dos valores.

Para tentar uma redução, e até mesmo a isenção do valor, o aconselhável é que o cliente analise a sua necessidade de certos serviços e benefícios, como cobertura internacional e programa de fidelidade, que geralmente compõem a tarifa anual. Muitas vezes, a pessoa paga uma anuidade cara sem ao menos saber o que está incluído e o simples pedido de cancelamento de benefícios que não são usados pode baratear a anuidade.

Fazendo acordos

O cliente insatisfeito com a anuidade deve entrar em contato com a operadora para tentar negociar. Nessa hora, o histórico do cliente, como tempo e relacionamento com a empresa, conta bastante e, pelo menos, um desconto é possível apenas com esse bom relacionamento.

Se o cartão é vinculado à conta no banco, o caminho é conversar com o gerente. Nesse caso, os outros serviços vinculados ao banco, como cheque especial e investimentos devem entrar na conversa. Esse conjunto de serviços pode resultar em um desconto na anuidade.

Segundo especialistas, para conseguir os melhores preços e benefícios é preciso pesquisar. No site do Banco Central (www.bcb.gov.br), há uma tabela com as tarifas das instituições, entre elas, a anuidade. A comparação também pode ser feita pelos sites dos próprios bancos e pela página www.tarifasdocartao.org.br, da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

De qualquer modo, os cuidados com o uso do cartão de crédito devem continuar. Cautela, controle e organização são as palavras-chaves para que o relacionamento com o cartão de crédito traga mais benefícios do que dores de cabeça.

Fonte: Site Extra Economia

Últimas Notícias