Suas Finanças
Ainda dá tempo de terminar 2024 com as finanças organizadas! – Parte 3
Se você tem acompanhado esta série, viu nas duas publicações anteriores a importância de analisar as suas metas para 2024 e identificar o que foi e não conquistado. Viu também como fazer uma faxina nos gastos e como montar um orçamento, que será o seu aliado para 2025.
Seguindo com a ideia de terminar 2024 com as finanças organizadas, para a terceira e última parte desta série vamos tratar de ações imediatas que prepararão as finanças para o novo ano que se aproxima. Confira em qual situação você se encaixa:
Estou com dívidas
Nesse caso, o foco para encerrar o ano e para o próximo é quitá-las. Comece fazendo o seguinte:
- Liste suas dívidas, dividindo-as por tipo (água, luz, cartão de crédito, cheque especial etc.);
- Anote o nome do credor;
- Em cada dívida, anote também: o valor inicial, o valor do pagamento mensal, o total devido, a taxa de juros e o prazo para pagamento em meses.
Feito isso, ordene as dívidas por ordem de urgência. Preferencialmente, foque naquelas com juros mais altos, como o rotativo do cartão ou cheque especial.
Lembra do orçamento? Analise-o e veja o valor que você consegue destinar mensalmente para o pagamento das dívidas.
Estou gastando mais do que deveria
O seu problema não são exatamente as dívidas, mas sim a conta no vermelho? Nessa situação, a saída é analisar o orçamento e identificar oportunidades de melhoria.
Veja para onde o seu dinheiro está indo e se os gastos são realmente necessários. Para cada despesa pergunte-se: “eu realmente preciso disso?” ou “posso reduzir o valor gasto?”. Talvez você encontre despesas que podem ser eliminadas, como assinaturas de serviços que não usa com frequência ou hábitos de consumo que podem ser ajustados.
Essa tarefa exige um olhar crítico, pois somente assim você vai conseguir tomar as rédeas da sua vida financeira.
Estou no controle, mas quero melhorar
Você não possui dívidas e está com as finanças organizadas? Então, considere terminar 2024 e começar 2025 cuidando do seu futuro. Um excelente ponto de partida é montar ou fortalecer sua reserva de emergência, que funcionará como uma rede de segurança em momentos de imprevistos.
A reserva é um valor guardado especificamente para cobrir despesas inesperadas, como problemas de saúde, reparos na casa ou no carro, entre outros. Esse montante permite enfrentar situações difíceis sem comprometer o orçamento.
Especialistas recomendam que a reserva cubra 6 meses das despesas mensais. Sendo assim, para definir a quantia que você precisará ter na sua reserva, multiplique o valor total dos seus gastos pelo número de meses que a reserva deverá cobrir.
Em seguida, defina quanto você poderá poupar por mês na sua reserva de emergência. Uma vez definido o valor mensal, escolha um investimento de renda fixa com liquidez diária para investir o seu dinheiro. Títulos do Tesouro, CDBs, LCIs e fundos em renda fixa com alta liquidez são algumas opções.
E, claro, invista no seu futuro!
Ter um plano de previdência complementar é fundamental para ter qualidade de vida no pós-carreira. O Plano PAI, foi pensado para quem deseja construir um patrimônio sólido e alcançar o equilíbrio financeiro e o bem-estar que tanto deseja nessa etapa da vida.
Se você já é participante do Plano PAI, aproveite este momento para fortalecer sua reserva com um aporte adicional ou eventual, complementando as contribuições que já faz mensalmente. E se ainda não faz parte, não deixe para depois: encerre 2024 investindo no seu futuro.
A bola está com você!
Aproveite essa última chance de 2024 para fazer as escolhas certas e preparar o terreno para um novo ano ainda melhor!
Agora é sua vez de colocar em prática tudo o que abordamos até aqui. Lembre-se de que a organização financeira é um processo contínuo, e pequenas ações consistentes podem trazer grandes resultados ao longo do tempo.
Por isso, foque no seu presente para ter um futuro financeiro tranquilo e saudável. E não esqueça: a Fundação Itaúsa está com você!