Suas Finanças
A chegada de mais um filho: como se preparar para aumentar a família?
Aumentar a família pode ser algo que acontece naturalmente, sem um planejamento prévio, mas também pode ser um sonho do casal e, se é um sonho, pode ser planejado para que tudo aconteça mais tranquilamente. Se a casa já tem crianças, mas o desejo é de que venham mais, a dica é: não existe hora perfeita, mas essa hora pode ser pensada para que dinheiro não seja uma preocupação.
A questão aqui é equilibrar as despesas do primeiro filho com as do segundo que está por vir. Na preparação deve-se pensar que o próximo filho começa a contar nas despesas domésticas logo no início com o pré-natal (consultas, exames, hora do parto) e com pontos práticos da casa como enxoval e espaço adequado: O quarto precisa de reforma? Um berço novo já resolve? O bebê vai herdar muita coisa do irmão? Responder essas e outras perguntas ajuda a ter uma ideia dos gastos com o novo membro da família.
Cortando gastos
Ter um ou dois filhos ajuda no planejamento do próximo, pois a experiência ensina muito sobre como foram os gastos, quais eram realmente necessários e quais foram menos importantes. Além disso, alguns gastos podem ser cortados porque é possível reaproveitar itens como berço, roupinhas, móveis dos outros filhos ou de amigos que não usam mais. Tudo isso entra na planilha de planejamento e controle.
Cada vez mais, é importante considerar no planejamento certos gastos específicos do futuro como, por exemplo, investimentos e reservas para fazer uma previdência privada pensando nos pequenos. Creche, escola ou ajuda de uma terceira pessoa, eventualmente ou não, também vão para lista com todos os detalhes.
Outra dica é sempre manter uma reserva para imprevistos e emergências, entrar em dívidas nessa fase pode complicar bastante a vida e a cabeça dos pais que devem estar focados nos cuidados com o bebê e no funcionamento do resto da casa. Organização e clareza sobre essas demandas antes da gravidez não significa controle total da situação, mas com certeza ajuda muito a deixar a caminhada mais leve e o tempo mais disponível para curtir a chegada de novos membros na família.
Fonte: Revista Crescer