Suas Finanças
Problemas com cheques sem fundos? Saiba como prevenir e resolver

Além do cartão de crédito, outra opção que facilita operações comerciais e compras a prazo é o talão de cheques. A alternativa é boa, mas pode ser tornar um problema se não utilizada de forma consciente e adequada. É preciso atenção, afinal o cheque sem fundo também pode levar seu nome para o Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF) e para o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
Se um cheque é devolvido algo está errado. Isso acontece quando a pessoa que o recebe tenta compensá-lo, mas não há dinheiro na conta bancária do emitente. O próprio banco insere o nome da pessoa que emitiu o cheque sem fundos nos cadastros já citados. Mas é possível reverter essa situação e se organizar para não ter esse tipo de comprometimento financeiro.
Para começar, é preciso acompanhar bem o saldo em conta, a fim de evitar que um cheque seja compensado em um dia em que sua conta não está coberta por esse valor. Controle e organização são palavras-chave: sabendo quando seu salário entra em conta, quais cheques foram emitidos (pré-datados, inclusive) e quais despesas são debitadas automaticamente, você corre menos risco de ficar no vermelho (ou ainda “cair” no cheque especial, cuja taxa de juros costuma ser, disparada, uma das maiores do mercado).
Outro ponto de atenção: imprevistos podem acontecer e se você perceber que não terá dinheiro em conta na data em que seu cheque será compensado, entre em contato com a pessoa que o recebeu e renegocie a data para a retirada do dinheiro. Assim você ganha um fôlego para cobrir a conta e não precisa ter o trabalho de regularizar sua situação.
Orientações para regularizar pendências de cheques sem fundos*
- Procure a agência bancária que solicitou a inclusão do seu cheque no CCF consultando o banco no qual você tem conta.
- Solicite à instituição financeira o número, o valor e a data do cheque.
- Procure a pessoa ou a instituição para a qual você emitiu esse cheque e regularize o débito para recuperar o documento. Guarde o cheque.
- Retorne à agência bancária que incluiu seu cheque no CCF e siga as suas orientações para concluir a regularização. Na maioria dos casos é preciso redigir uma carta informando que quitou a pendência, com o cheque anexado. Encaminhe os papeis ao banco e pague a taxa exigida para regularizar a situação do cheque (o valor cobrado vai variar de acordo com cada instituição financeira).
- A agência bancária comunicará a regularização da situação e solicitará a exclusão do seu nome dos cadastros.
*Dicas extraídas do site da Serasa. A Serasa é uma empresa privada brasileira, que faz análises e pesquisas de informações econômico-financeiras das pessoas, para apoiar decisões de crédito, como empréstimos.