Consulta pública aberta sobre educação financeira no currículo escolar

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No Brasil, a educação financeira tornou-se política de Estado a partir da publicação do Decreto nº 7.397, de 22 dezembro de 2010, que instituiu a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef). Desde então, as ações desenvolvidas
são compartilhadas por órgãos e entidades públicas e da sociedade, nos âmbitos federal, estadual e municipal. E o Ministério da Educação (MEC) tem atuado diretamente na implementação da Enef, incluindo o tema no documento preliminar
da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que definirá conteúdos dos currículos das escolas de educação básica nos próximos anos.

Um fato importante é que até 15 de março, todos os brasileiros poderão contribuir com sugestões na discussão sobre a BNCC, por determinação do Plano Nacional de Educação (PNE). Na consulta pública, a educação financeira deverá ser
contemplada também, pois o documento está aberto a sugestões de quem quiser participar. Como tema integrador, denominado “consumo e educação financeira”, esse assunto será trabalhado de forma transversal nas disciplinas da educação
básica, segundo informações da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC.

A educação financeira é o processo que pode ajudar as pessoas nas escolhas mais acertadas e responsáveis sobre o planejamento das finanças pessoais e governamentais. A concretização da Enef é realizada por meio do Comitê Nacional de
Educação Financeira (Conef) e do Grupo de Apoio Pedagógico (GAP) – colegiado criado para assessorar o comitê e apreciar, revisar e validar conteúdos e metodologias pedagógicas, relacionados à educação financeira.

Entre 2011 e 2012, cerca de 900 escolas públicas de ensino médio das redes estaduais do Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins e do Distrito Federal participaram de projeto-piloto voltado para avaliar o impacto do
uso do material didático produzido, com resultados muito satisfatórios. Em 2015, escolas públicas do ensino fundamental das redes municipais de ensino de Joinville (SC) e de Manaus deram sequência à experiência.

Antes de trabalhar a educação financeira em sala de aula, os professores das secretarias de educação que aderiram ao programa e participaram dos projetos-piloto recebem capacitação especial. O material didático utilizado pelos
estudantes e professores do ensino médio, durante a experiência piloto, está disponível para download gratuito no Portal do MEC e em formato e-book.

Para contribuir com a Base Nacional Curricular é só clicar aqui: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio

Fonte: MEC

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