Viver Melhor
A força da experiência: idosos no mercado de trabalho brasileiro

Por Herbert de Souza Andrade, Diretor Geral na Fundação Itaúsa Industrial
O número de pessoas idosas está crescendo em todo o mundo, graças aos avanços na medicina e ao consequente aumento da expectativa de vida. No Brasil, não é diferente. O país está vivendo um processo acelerado de envelhecimento da população, confirmado pelo Censo de 2022.
Segundo o IBGE, a população de pessoas idosas residente no Brasil era de 32.113.490, representando um acréscimo de 56,0% em relação àquela recenseada em 2010.
Essa transformação demográfica profunda traz consigo novas oportunidades e desafios, especialmente no mundo do trabalho, cuja tendência é ter uma maior taxa de participação de pessoas idosas. Diante deste cenário, os empregadores devem estar cada vez mais atentos aos talentos “prateados”, afinal, os profissionais nesta fase da vida têm um conjunto de habilidades e experiências que podem ser de grande valor.
Também é importante observar que a combinação de diferentes gerações no ambiente de trabalho pode trazer benefícios para as empresas. A diversidade geracional está associada ao aumento da inovação, pois a troca de ideias entre pessoas com experiências e perspectivas diversas pode gerar novas soluções e produtos.
Além disso, a valorização das diferenças e a promoção de um ambiente inclusivo contribuem para um clima organizacional mais positivo. Equipes intergeracionais também são mais capazes de se adaptar às mudanças do mercado e às novas tecnologias, demonstrando maior adaptabilidade.
Do ponto de vista pessoal, os talentos “prateados” trazem na sua bagagem um conhecimento profundo sobre o mercado, tendo vivenciado muitas crises e até rupturas ao longo do tempo, o que contribui na tomada de decisões estratégicas para o futuro. Suas habilidades interpessoais costumam ser bem desenvolvidas, facilitando a comunicação e a colaboração em equipe.
Muitas empresas já estão atentas a este perfil. Por isso, o conceito de “Age Friendly” (ou “Amigável à Idade”) tem ganhado cada vez mais destaque no mundo corporativo. Empresas Age Friendly são aquelas que promovem um ambiente de trabalho inclusivo e acolhedor para pessoas de todas as idades. Algumas das práticas mais comuns incluem a adaptação do ambiente físico e a flexibilidade na jornada de trabalho.
Ao valorizar a experiência e o conhecimento dos profissionais mais velhos, as empresas não contribuem apenas para a construção de um futuro mais justo e inclusivo, mas garantem também a sua própria competitividade, ainda mais se souberem aproveitar o melhor da maturidade neste convívio entre gerações no mundo do trabalho.