Dicas para economizar na pandemia diante da perda do poder de compra

Compartilhe:

Depois de mais de um ano de pandemia no Brasil, pesquisas apontam que os brasileiros perderam poder de compra e se endividaram durante esse período. Por outro lado, outros levantamentos demonstram que o brasileiro começou a dar mais valor para o ato de guardar dinheiro.

Segundo pesquisa realizada pelo Serasa, 71% dos entrevistados disseram que agora dão mais valor a ter dinheiro guardado, 64% passaram a cuidar melhor do dinheiro e 54% perceberam que gastavam muito dinheiro com coisas desnecessárias. O estudo contou com a participação de mais de 2 mil pessoas, em fevereiro de 2021.

Parceiros do Futuro selecionou dicas que podem ajudar quem se identifica com esses resultados e está disposto a economizar para fazer uma reserva financeira.

  1. Tente sincronizar o pagamento de suas contas para o mesmo dia

Escolha um dia do mês para realizar o pagamento de todas (ou de grande parte de) suas contas. Desta forma você evita atrasos e o consequente pagamento de juros. Além disso você terá uma noção maior de quanto dinheiro resta para economizar e gastar ao longo do mês, até o próximo pagamento. Outra dica preciosa é, nesse mesmo dia, já separar o dinheiro de sua reserva financeira, assim você evita gastar desnecessariamente, deixando sempre para poupar depois.

  1. Troque juros altos por juros mais baixos

Juros de cartão de crédito e cheque especial costumam ser bem mais altos que os de um empréstimo pessoal, por exemplo. Então, sempre que possível, evite estas opções de pagamento e priorize juntar dinheiro para pagar à vista.

  1. Registre suas despesas em uma planilha ou app de gastos

Esta é clássica mas sempre vale repetir: para economizar dinheiro é fundamental saber onde e como estamos gastando. Hoje em dia a tecnologia facilita nossa vida, existem planilhas gratuitas na internet e no próprio Excel ou Google Drive você encontra modelos prontos. Mas há também apps no celular que executam essa função para quem tiver familiaridade.

  1. Moderação é a palavra-chave

Para guardar dinheiro, seja consciente de seus atos e gastos. Você vai passar por momentos em que vai ter que abrir mão de algumas coisas de que gosta em prol da reserva financeira e isso dá uma sensação ruim de privação. Mas o segredo é justamente manter a moderação, sabendo como lidar com seus desejos de consumo imediatistas e equilibrá-los com os sonhos do futuro. Saber refletir e balancear as escolhas atuais com o impacto delas no futuro seguramente fará toda a diferença.

 

Com informações de G1 Economia e Economia UOL

Últimas Notícias