Bancos vão renegociar dívidas em troca de curso de educação financeira

Compartilhe:

Devedores em instituições bancárias poderão começar 2020 com as contas em dia. Em uma recente audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, anunciou que haverá, ainda no fim deste ano, um mutirão de renegociação de dívidas.

Para isso, os bancos poderão abrir aos sábados ou após o horário normal de funcionamento. O período de atendimento oferecido aos correntistas está em negociação com o sindicato dos bancários e deverá ser anunciado em breve.

Em troca pela renegociação, os correntistas terão que fazer um curso de educação financeira. O programa será apresentado formalmente nas próximas semanas, assim como os descontos oferecidos pelas instituições financeiras aos correntistas.

Ter uma dívida no banco é algo de tirar o sono. Por isso, essa pode ser uma oportunidade para quem quer organizar as finanças e começar o ano com as contas no azul. É possível utilizar, por exemplo, o décimo terceiro para quitar as dívidas e ainda iniciar 2020 com uma reserva financeira para o futuro.

Sair da condição de devedor deve ser prioridade para quem está se organizando financeiramente em busca de uma vida com planos, metas e sonhos mais definidos. No entanto, muitas pessoas evitam esse tipo de conversa com os bancos, por se sentirem constrangidas. Quanto a isso, é importante ter em mente que estar endividado é uma realidade para milhões de brasileiros e ninguém deve se sentir intimidado na tentativa de solucionar a situação.

Assim, se esse for seu caso, entre em contato com o banco credor para mostrar interesse em regularizar a conta, saiba o valor real da dívida e proponha soluções e alternativas para o pagamento.

Ao receber a proposta, questione sobre a taxa de juros cobrada e demais encargos financeiros envolvidos até estar certo de que o acordo é justo. E lembre-se: somente com um bom planejamento será possível quitar dívidas e voltar a ter controle sobre suas finanças de forma permanente, e não pontual.

Plano B

Algumas instituições financeiras promovem feirões para facilitar o pagamento de dívidas. O Feirão Limpa Nome do Serasa Consumidor, por exemplo, possibilita a negociação de dívidas negativas e contas atrasadas de forma online. No site, é possível visualizar débitos pendentes e negociar diretamente com o credor, desde que ele seja um parceiro do Serasa.

A FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos), em parceria com o Procon Brasil, também realiza eventos de mutirão para a negociação de dívidas, vale a pena estar atento ao calendário de eventos.

Com informações de Exame

26/11/2019

Últimas Notícias