Futuro Planejado
Termina em 30 de abril o prazo de entrega da declaração do IR
Os contribuintes têm agora menos de um mês para rever suas contas e entregar a declaração do IR (Imposto de Renda) deste ano, pois, segundo a Receita Federal, o prazo se encerra no dia 30 de abril.
A novidade este ano é que o contribuinte não precisa mais fazer a declaração de uma vez só e apenas no computador. Quem quiser, pode começar a preencher as informações e depois parar, salvar online e, em outro momento, continuar no próprio computador, no tablet ou no celular. Quando tiver concluído é só enviar.
Até o dia 30 de março, mais de 6,15 milhões de declarações já haviam sido recebidas pelos sistemas da Receita. No Estado de São Paulo, foram entregues 1,88 milhão de declarações no período. São esperadas 27,5 milhões de declarações de todo o país até o prazo determinado.
Sobre restituição
A restituição acontece por ordem de entrega — recebe antes, quem entrega primeiro, respeitadas as prioridades dos contribuintes idosos, como determina o Estatuto do Idoso, e os portadores de deficiência, física ou mental, conforme a Lei nº 9.784, vigente desde 1999.
A restituição será feita em sete lotes no período de junho a dezembro: 15 de junho, 15 de julho, 17 de agosto, 15 de setembro, 15 de outubro, 16 de novembro e 15 de dezembro. A Receita lembra que os valores só são depositados em conta corrente ou de poupança do próprio contribuinte — não são aceitas contas de outras pessoas.
O valor da restituição do IR fica disponível para resgate, na rede bancária, por um ano. Após esse prazo, o dinheiro é devolvido para a Receita Federal e poderá ser solicitado pelo contribuinte no prazo de cinco anos contados da data em que a restituição foi encaminhada para o banco.
Para solicitar o pagamento da restituição após o prazo, o contribuinte precisa fazer o pedido por meio do formulário eletrônico “Pedido de Pagamento de Restituição”, disponível na página da Receita na internet ou no e-CAC.
Fonte: sites R7 e globalweb