Viver Melhor
6 filmes sobre descobertas e desafios da relação entre diferentes gerações
O que o cinema pode nos ensinar sobre as relações intergeracionais? Parceiros do Futuro separou algumas dicas de filme que tratam da troca de experiências e aprendizados entre duas ou mais gerações:
Up – Altas Aventuras (2009)
O desenho conta a aproximação de Carl, um idoso ranzinza e recluso, e Russell, um escoteiro focado em realizar boas ações. Por trás das aventuras que passam juntos, constrói-se uma forte amizade. Desde que foi lançado, o longa metragem já emocionou multidões e foi vencedor do Oscar de melhor animação.
Um senhor estagiário (2015)
Uma comédia, protagonizada por Robert De Niro e Anne Hathaway, que aborda o retorno de um senhor de 70 anos ao mercado de trabalho e a relação construída com a sua chefa. Na história, um site de vendas bem-sucedido implementa um projeto de contratar estagiários com objetivo de colocá-los de volta ao mercado de trabalho e proporcionar novas perspectivas para a sua vida pessoal e profissional. A criadora e CEO da empresa, então, se depara com um estagiário de 70 anos, viúvo e aposentado, que não aguenta mais levar uma vida monótona e enxerga o estágio como uma oportunidade para mudar a sua rotina e se reinventar.
Sociedade dos poetas mortos (1989)
O filme é antigo, mas marcou a história do cinema. Então, sempre vale a recomendação. A história mostra a força de um educador apaixonado, o professor John Keating (Robin Williams), que confronta as normas conservadoras da escola onde ensina e estimula o pensamento crítico e a criatividade dos alunos.
Pequena Miss Sunshine (2006)
Neste enredo, a confusa família Hoover se mobiliza e se une para levar a pequena desajeitada Olive (Abigail Breslin) a um concurso para meninas pré-adolescentes. Quem a treina é o avô, interpretado por Alan Arkin, que levou o Oscar de melhor coadjuvante pelo papel do idoso.
O curioso caso de Benjamin Button (2008)
Baseado no conto de Scott Fitzgerald, essa é uma obra-prima sobre o tempo em que personagem de Brad Pitt nasce com a aparência e as enfermidades de um ancião e vai ficando jovem com o passar dos anos. O grande amor de sua vida vai se materializar décadas depois de ele conhecer a pequena Daisy (Cate Blanchett), quando ambos estão no auge do vigor de suas vidas. No entanto, o progressivo rejuvenescimento de Benjamin determinará a relação do casal.
Central do Brasil (1998)
Um dos filmes fundamentais da chamada retomada do cinema brasileiro, com repercussão internacional e premiado em diferentes festivais. Por meio da belíssima relação entre a professora aposentada e “escrevedora de cartas” Dora (Fernanda Montenegro) e o jovem Josué (Vinicius de Oliveira), o filme aborda questões sociais como migração, analfabetismo, religião e pobreza, representados no percurso das personagens. O cenário é a Estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro. A vida de Dora se transforma quando ela conhece o garoto Josué [Vinícius de Oliveira (1985), que a faz deixar a amargura da vida e desenvolver ternura e suavidade.