Viver Melhor
O que você precisa saber sobre ESG, a sigla do momento

Você sabe o que é ESG e por que ele é tão importante para as empresas e para os consumidores? ESG é a sigla em inglês para environmental, social and governance, ou seja, ambiental, social e governança. Esses são os três pilares que avaliam o quanto uma empresa é sustentável e responsável em suas atividades.
O pilar ambiental se refere ao cuidado com o meio ambiente e à redução dos impactos negativos causados pela empresa. Isso envolve, por exemplo, o uso racional de recursos naturais, a gestão de resíduos, a emissão de gases poluentes e a preservação da biodiversidade.
O pilar social diz respeito ao bem-estar das pessoas que se relacionam com a empresa, como funcionários, clientes, fornecedores e comunidades no entorno das fábricas. Nesse aspecto, são considerados a diversidade, a inclusão, os direitos humanos, as condições de trabalho, a saúde e a segurança.
O pilar de governança engloba a forma como a empresa é administrada, levando em conta a transparência, a ética e a responsabilidade de seus gestores. Implica em seguir as leis e normas vigentes, combater a corrupção, garantir a qualidade dos produtos e serviços e prestar contas aos acionistas e à sociedade.
Portanto, o ESG é um critério para medir o compromisso das empresas com a sustentabilidade em todas as suas dimensões. Além disso, é um fator de atratividade para investidores – como os fundos de pensão – que buscam aplicar seu dinheiro em organizações que geram valor não só para si mesmas, mas também para o planeta e as pessoas.
As empresas que adotam as práticas de ESG tendem a ter mais credibilidade, competitividade e rentabilidade no longo prazo. Afinal, elas reduzem riscos ambientais, sociais e regulatórios e melhoram sua reputação e imagem no mercado. E, ainda, são um foco de atenção dos investidores, haja vista que, desde a sua criação em 2005, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) se valorizou mais de 220%.
O ESG está em alta e se alinha a outro conceito muito importante: o consumo consciente. Essa é uma atitude que está ao alcance de todos nós. Basta escolhermos produtos e serviços que tenham um impacto positivo – ou menor impacto negativo – no meio ambiente e na sociedade. Assim, o consumo consciente é uma forma de incentivar as empresas a adotarem as práticas de ESG.
Com informações de Pacto Global, Suno, Exame, Consumidor Moderno e Totv