24% dos trabalhadores brasileiros vão usar 13º para poupar ou investir

Compartilhe:

Todo fim de ano, quando cai o décimo terceiro, é hora de se perguntar o que fazer com esse dinheiro extra. Não é sempre que o orçamento tem essa folga e a conta fica mais polpuda no final do mês, mas, se não houver planejamento e equilíbrio, a alegria às vezes dura pouco. A tentação de gastar tudo no impulso com presentes e festas de fim de ano pode desperdiçar uma boa chance de fazer esse valor render e produzir algo mais duradouro.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrou que, neste ano, 32% dos brasileiros vão utilizar o décimo terceiro para adquirir presentes e apenas 24%, para poupar ou investir os recursos.

Outras opções mencionadas pelos trabalhadores são usar esse dinheiro para ajudar nas comemorações de Natal e Ano Novo (22%) e pagar dívidas em atraso (15%). Há ainda os que vão priorizar o pagamento de contas básicas, como água e luz (15%), e os que vão realizar alguma viagem (14%).

Plano PAI

Quem está no grupo dos 24% que irá poupar ou investir recursos, está fazendo uma boa escolha. Afinal, guardar parte ou todo o 13º salário pode ser o pontapé inicial para um futuro financeiro saudável.

Para quem é participante do Plano de Aposentadoria Individual (Plano PAI), da Fundação Itaúsa Industrial, é possível fazer um aporte eventual, além do valor que já é depositado mensalmente.

No Plano PAI, para cada contribuição básica mensal feita pelo colaborador, a empresa patrocinadora contribui com 100% do valor. Anualmente, acontecem 13 contribuições mensais básicas, ou seja, o 13º salário já está incluído no plano contratado por cada participante.

No entanto, participantes do plano também podem depositar mais recursos agora ou a qualquer momento do ano. A única diferença é que estas contribuições não têm contrapartida da empresa.

O valor investido ajuda a engordar a poupança para o futuro. Reforçar a reserva é uma medida importante para quem deseja ampliar as chances de ter um bom complemento financeiro quando chega a aposentadoria.

Vale mencionar, ainda, que toda contribuição feita no Plano PAI possibilita a dedução da base de cálculo do Imposto de Renda Anual limitada a 12% dos rendimentos tributáveis. Mas isso só é possível no caso de declaração completa do IR.

Com informações do Valor Investe 03/12/2019

Últimas Notícias